quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Comunidade será chamada a cooperar na manutenção de praças, parques e jardins

Reunião articula termo de cooperação para manutenção de logradouros públicos de Parnaíba

Reunião para planejamento da manutenção das praças,
jardins e parques de Parnaíba
A Superintendência de Praças, Parques e Jardins reuniu, na manhã dessa terça-feira (04/02), uma equipe intersetorial da Prefeitura, composta por representantes das áreas de serviços urbanos e defesa civil, esportes, cultura e EMPA, com o objetivo de socializar um termo de cooperação intersetorial, para compartilharem a valorização e manutenção das praças de Parnaíba.

De acordo com a superintendente Valéria Castello Branco, em um segundo momento os órgãos competentes apresentarão sugestões para adequar suas ações ao termo de cooperação, a fim de melhorarem ainda mais suas competências e serviços à população. Ainda segundo Valéria, com essa iniciativa a Prefeitura contribui diretamente com cuidados que podem passar a ser tomados, inclusive pela comunidade junto às praças.


Fonte jorrante da Praça da Graça
Opinião do Blog:
A primeira medida a ser adotada deve ser um planejamento para manutenção e conservação onde incluam obrigatoriamente uma pessoa para zelar, aguar e replantar. Esta pessoa deve passar por um treinamento de paisagismo e ser compromissada com a beleza das praças.

Uma segunda medida seria manter uma vigilância ostensiva, especialmente à noite onde um guarda poderia cuidar de várias praças próximas, a implantação de um cartão para ser perfurado a cada espaço de tempo seria interessante.

Afixação de placas em pontos estratégicos com um número de telefone onde pudesse ser denunciado os possíveis casos de vandalismo, além de uma campanha de divulgação juto aos meios de comunicação local.

Praça da Graça
Implantação do projeto de Guardião Eletrônico (câmeras) em parceria com a Polícia Militar do Piauí para flagrar e punir os vândalos.

Por fim uma das medidas essenciais a serem tomadas, seria convocar os moradores do entorno das praças para um trabalho de conscientização, e se possível, até a adoção da praça, a exemplo de outras cidades que já adotam essa medida. Seria uma espécie de condomínio. Esta prática vem sendo adotada especialmente em cidades dos países europeus.


Edição do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: