quinta-feira, janeiro 02, 2014

Golfinho é encontrado morto após encalhar duas vezes no Litoral do PI

Primeira vez que o animal se aproximou da areia ocorreu na quarta-feira(1º). Nesta quinta-feira (2), o golfinho voltou a encalhar em outro ponto da praia.

Golfinho encalhou por duas vezes na praia do
Arrombado, no Litoral do Piauí (Foto: Dheyson Leite)
Um golfinho foi encontrado morto após encalhar por duas vezes na Praia do Arrombado, em Luís Correia, Litoral do Piauí. A primeira vez que o animal se aproximou da areia foi na quarta-feira (1º) e com ajuda de turistas e do Corpo de Bombeiros, o animal foi devolvido ao mar. Entretanto, nesta quinta-feira (2) o golfinho voltou a encalhar em outro ponto da praia, mas foi encontrado morto.


Uma equipe do Instituto Tartarugas do Delta, que faz o monitoramento de várias espécies e atua com ações de educação ambiental no Litoral do estado, foi acionada para socorrer o animal nesta quinta-feira.

Segundo informações do Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Rivelino de Moura, a primeira vez que o golfinho encalhou na areia e não conseguiu voltar ao mar sozinho aconteceu por conta das grandes ondas.


“O animal ainda estava vivo quando foi encontrado, mas pelas marcas que havia no corpo dele acredita- se que ele estivesse bastante debilitado. O animal foi encontrado por banhistas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local e ajudou o animal a retornar para o mar”, disse o comandante.
A assessoria de imprensa do Instituto Tartarugas do Delta informou que quando chegaram ao local na primeira vez que o animal foi encontrado, alguns populares já haviam devolvido o golfinho ao mar e isso pode ter prejudicado o animal.

“Quando o golfinho encalhou, nossos biólogos estavam atendendo uma ocorrência em Bitupitá no município de Barroquinha, no Ceará. Lá uma baleia foi encontrada encalhada na areia. Ela também apresentava sinais de maus tratos. E quando os profissionais chegaram à Praia de Arrombado, o golfinho já tinha sido colocado ao mar e como ele estava debilitado não conseguiu nadar muito, encalhou novamente e morreu”, justificou.

Edição do Jornal da Parnaíba | Por Gilcilene Araújo/G1 PI
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: