domingo, novembro 10, 2013

“Obras da Vila Olímpica de Parnaíba devem ser retomadas em breve”, diz deputado

O deputado Osmar Júnior (PCdoB) disse que o Ministério do Esporte está prestes a aprovar a execução de vários projetos no Piauí.

O deputado federal Osmar Júnior (PCdoB) informou esta semana que o Ministério do Esporte deve retomar em breve os repasses para a construção da Vila Olímpica de Parnaíba, que foram suspensos por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O deputado afirma que o Ministério do Esporte está prestes a aprovar a execução de vários projetos no Piauí, dentro do esforço para melhorar o desempenho do Brasil nas Olimpíadas. O primeiro deles é a construção de uma pista de atletismo no Centro de Esportes do campus Petrônio Portella, da UFPI, cujos recursos já foram empenhados pelo ministro Aldo Rebelo (PCdoB), correligionário de Osmar.



“Além da pista de atletismo da UFPI, nós já temos selecionados também o Centro de Inserção Olímpica, que vai ficar no bairro Mocambinho, e será construído em parceria com a Prefeitura de Teresina. Teremos outro centro na cidade de Picos, e um Centro de Treinamento de Judô, fruto do projeto apresentado pela nossa campeã olímpica Sarah Menezes. Mas eu gostaria de destacar a retomada das obras da Vila Olímpica de Parnaíba, que estão paradas há cerca de um ano, por conta de entraves burocráticos, e devem ser reiniciadas em breve”, enumera o deputado.

Após realizar uma auditoria no primeiro semestre deste ano, o TCU constatou que a construção da Vila Olímpica de Parnaíba foi iniciada sem um estudo de viabilidade técnica e econômica. Na ocasião, a equipe do tribunal constatou que alguns itens da empreitada – como um estádio para 35 mil pessoas – eram incompatíveis com o tamanho da cidade de Parnaíba, que possui apenas cerca de 150 mil habitantes.

Para o tribunal, essa discrepância representava um risco de ineficiência no dispêndio dos recursos, subutilização das estruturas construídas, inoperância e deterioração precoce do patrimônio público.

Edição do Jornal da Parnaíba | Por Cícero Portela - Jornal ODIA

Nenhum comentário: