sexta-feira, novembro 15, 2013

Marisqueiras trabalham em unidade produtiva instalada pela Codevasf no Piauí

Marisqueiras na unidade produtiva instalada
em Luis Correia, litoral piauiense
As 50 mulheres que trabalham com a pesca de marisco e de sururu em Luís Correia, no litoral piauiense, já estão beneficiando seus produtos na unidade produtiva construída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A unidade, instalada na sede do município, possibilita melhores condições de trabalho e impulsiona a atividade.

Além da unidade produtiva, a Codevasf entregou um veículo, equipamentos, materiais e insumos à Associação das Marisqueiras e Filetadeiras de Luís Correia, que reúne mulheres entre 26 e 60 anos. O investimento de quase R$ 130 mil foi feito por meio de destaque orçamentário da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

50 marisqueiras de Luis Correia se beneficiam com unidade
produtiva instalada pela Codevasf
“Depois que a Codevasf nos deu o prédio – equipado com fogão, freezer, mesa, luvas, toucas, botas –, melhorou bastante. Agora todas trabalham equipadas, com tudo limpinho. Antes não tínhamos condições adequadas para embalar o marisco”, comemora a marisqueira e presidente da associação, Maria de Fátima dos Santos Paiva.

Antes da construção da unidade produtiva, as marisqueiras usavam a casa da presidente da associação para beneficiar o material, cozinhando o marisco na lenha. Agora, elas possuem um local adequado e com a infraestrutura necessária para trabalharem. “Nosso marisco não tem areia, nosso marisco é limpo, um produto de qualidade”, avisa Maria de Fátima.

Edição do Jornal da Parnaíba | Por Rafson Varela Nosfar

Nenhum comentário: