quarta-feira, outubro 09, 2013

Sem estádio Piauí fica de fora de duas competições regionais

Albertão está impedido de receber jogos
Com vagas na Copa Nordeste apenas em 2015, PI e MA estão fora também da Copa Verde 2014; Ambos os Estados não participarão de competições regionais no ano que vem. Campeão de cada competição garante vaga na Copa Sul-Americana.

Se o sorteio da Copa do Nordeste confirmou as ausências de Piauí e Maranhão na edição 2014 da competição regional, tampouco a Copa Verde terá representantes destes Estados.

Segundo o presidente da Federação de Futebol Piauiense (FFP), Cesarino Oliveira, ele foi obrigado a deixar de pleitear a inclusão do seu Estado na Copa do Nordeste de 2014 por conta das pendências envolvendo o Estádio Albertão, em Teresina, ficando o Piauí sem um local adequado para receber os jogos, pois o Estádio Lindolfo Monteiro não tem capacidade, nem estrutura mínima exigida.


Lindolfo Monteiro não tem capacidade nem estrutura
mínima exigida
De acordo com o dirigente, já há um acordo para que as agremiações do Piauí e Maranhão ingressarem no torneio em 2015, o que os tirou da novata competição envolvendo clubes do Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo no ano que vem.

A inclusão de Piauí e Maranhão na Copa do Nordeste reparando um erro histórico da Confederação Brasileira de Futebol, que pôs os dois Estados como parte da Região Norte em seu Estatuto e o segue ao criar o mapa de suas competições.

Cesarino Oliveira, presidente da
Federação de Futebol Piauiense
O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, afirmou que o objetivo é que a CBF altere o estatuto e inclua Piauí e Maranhão na região Nordeste:
- Queremos isso no papel, que o estatuto da CBF seja modificado para fazer essa alteração. Isso não é fácil. Na região Sudeste, só existem dois Estados (Rio de Janeiro e São Paulo). A partir do momento que houver mudança no estatuto para incluir Piauí e Maranhão na região Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo vão querer modificação para ir para região Sudeste. Há 40 anos, a CBF colocou esse modelo para ajudar os times do Norte, em razão que naquela época só existiam dois Estados (Amazonas e Pará). Hoje em dia, não há mais justificativa porque a região Norte já tem seis Estados – – afirmou.

Para a Copa do Nordeste de 2015 há três ideias de forma de disputa:
1. 5 grupos com 4 clubes cada, classificando-se o primeiro de cada e os três melhores segundos para as quartas de final, mantendo-se assim o número atual de datas;
2. 4 grupos com 5 clubes cada, com turno único, e os quatro primeiros avançando às oitavas de final, mantendo-se o número atual de datas;
3. PI e MA terem somente um representante, nos lugares dos terceiros de PE e BA, mantendo-se a estrutura atual.

Edição do Jornal da Parnaíba | Por: Vinicius Fernandes Batista/FUTNET
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: