terça-feira, outubro 22, 2013

Salão do Livro de Parnaíba é lançado no casarão Simplício Dias

A quarta edição do Salão do Livro de Parnaíba (Salipa) irá homenagear o jurista, escritor e jornalista parnaibano Evandro Lins e Silva, o "criminalista do século" que se vivo estaria completando 100 anos. 

Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto fala da importância do
Salipa e de Evandro Lins e Silva no cenário cultural
Foi lançada na noite desta segunda-feira (21), no Casarão Simplício Dias o 4º Salipa que irá acontecer no período de 7 a 10 de novembro, no Complexo Arquitetônico e Cultural do Porto das Barcas, em Parnaíba, com atividades diversas como palestras, shows musicais, feira de livros, lançamentos de livros, oficinas educativas e apresentações culturais. Todo o complexo do Porto das Barcas será utilizado, diz Helder Souza, superintendente de cultura.

Diversas autoridades estiveram presentes ao evento, dentre eles destacamos o Prefeito Florentino Neto, o Vice-prefeito Chagas Fontenele, vereadores, secretários, escritores em membros da sociedade local.

Leia mais sobre Evando Lins e Silva e Salipa

Superintendente de Cultura, Helder Sousa
Em sua fala Florentino Neto destacou a importância do Salipa no cenário cultural de Parnaíba e de Evandro Lins e Silva para o conceito da cidade de Parnaíba. O secretário de Gestão, Alcenor Candeira Filho, e o superintendente Helder Souza também falaram na ocasião sobre a o evento que já faz parte do calendário cultural da cidade.

O homenageado deste ano, Evandro Lins e Silva,é nascido em Parnaíba-PI no dia 18/01/1912 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 17/12/2002. Eleito por diversos meios de comunicação como o ‘Criminalista do século XX’, Evandro Lins e Silva foi um dos advogados que redigiram o pedido de impeachment do presidente Fernando Collor, defendeu mais de 2 mil presos e foi cassado pela ditadura quando era ministro do STF. Uma de suas frases resume o seu ideal libertário, "Eu tenho o vício da defesa da liberdade”.

Alcenor Candeira Filho

Escritor Wellington Soares


Jornal da Parnaíba | Por José Wilson

Nenhum comentário: