segunda-feira, setembro 30, 2013

Lançamento do passeio turístico Delta 1ª Foz - A Rota de Simplício Dias, a rota das origens

Pontal da Pedra do Sal - A Rota de Simplício Dias, onde além
de conhecer novas paisagens trará o resgate da
História de Parnaíba
Neste domingo, 29 de setembro a Clip Turismo, empresa que atua no mercado desde 1988 e tem ajudado a desenvolver principalmente o Ecoturismo em Parnaíba, fez a apresentação do passeio turístico denominado “Rota das Origens”. Além de conhecer novas paisagens a rota trará o resgate da História de Parnaíba, desde as margens do Rio Igaraçu até o Porto de Amarração em Luís Correia.

Ilha das Garças - Milhares de garças fazem seus ninhos
nesta ilha - é um espetáculo à parte
A “Rota das Origens” feita através da 1ª foz do Rio Parnaíba, o Rio Igaraçu, leva este nome por ser através dela que em 1758, Domingos Dias da Silva chegou pela primeira vez ao Delta do Parnaíba. Inicialmente instalando uma fazenda de gado no local denominado Testa Branca e posteriormente mudando-se para as proximidades do “Porto Salgado”, hoje denominado de Complexo Arquitetônico Porto das Barcas.

Capitania dos Portos do Piauí, loga na saída do passeio
O passeio - Ponto de saída no Porto das Barcas (sábado e domingo), às 8 horas e retornando às 15h, podendo ser feito tanto de lancha rápida como em barco comercial, indo até a praia de Amarração (Luís Correia) pelo rio Igaraçu, onde o primeiro braço deste desemboca no Oceano Atlântico com uma parada para banho, voltando para a segunda parada no bairro Nossa Senhora do Carmo, para banho de água doce. O passeio inaugural está previsto para acontecer dia 29 de setembro (domingo).

Durante o percurso foi notada a preocupação dos marinheiros e pessoal de bordo com o lixo produzido pelos turistas. Janylson Véras, empresário proprietário da CLIP Turismo, declarou que esta é uma preocupação que deveria se de todos para preservação do meio ambiente.

O evento contou com a presença de representantes de órgãos públicos da cidade e mídias, como rádio, blogs e TV’s.

O banho nestas dunas é um dos pontos altos do passeio
tudo feito com muita segurança
Domingos Dias da Silva, destacou-se como o Marco Histórico e de desbravador da Região Norte do Piauí – Parnaíba – o português Domingos Dias da Silva, procedente do Rio Grande do Sul, trouxe fabulosa fortuna em ouro e prata, instalou-se aqui e conquistou grande patrimônio tornando-se notável fazendeiro, grande agricultor e respeitado comerciante. Como era um homem de grande visão, efetivou comércio direto com Lisboa para exportar seus produtos e importar os que careciam.

Camaleão - Uma das lanchas da Clip Turismo
Ponte Simplício Dias da Silva
Domingos Dias da Silva estimulou o comércio como um verdadeiro líder e dominou economicamente o Piauí e parte do Maranhão. O charque, carne desidratada pelo sol e vento, era vendida para Pernambuco, Pará, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro. O notável comerciante, logo construiu um palacete para sua residência. Após a sua morte ocorrida em 1793, os seus filhos Raimundo e Simplício Dias da Silva, herdaram uma grande riqueza. Todas as mercadorias que entravam e saiam de Parnaíba eram feitas pelo Rio Igaraçu e desembarcavam e tinham como local de embarque e desembarque o “Porto Salgado”

Em 1770 o governador Gonçalo Botelho de Castro transferi oficialmente a sede da vila de Testa Branca para o Porto das Barcas por este apresentar um pomposo desenvolvimento comercial. Neste mesmo ano (1770), deu-se início a construção da Igreja Nossa da Graça, atualmente Catedral, uma das poucas construções do estilo barroco em nosso Estado.

Região do Bom Jesus, ao fundo a "Duna do Mirante"
Foto: Darklise Albuquerque - Jornal da Parnaíba
O comércio de escravos significavam também um altíssimo investimento, pois grandes lotes de escravos eram vendidos para o Maranhão, Ceará e municípios vizinhos. Os jovens escravos negros tinham seus preços superiores a idades, igual ou superior a 50 anos, enquanto as escravas só tinham os seus valores superiores aos dos homens quando apresentavam habilidades domésticas e ainda se fossem consideradas como geradoras de novos escravos.

Simplício Dias da Silva – homem de grande prestígio em todas as esferas sociais – possuía cerca de 1.800 escravos, organizados militarmente com armas, educados e preparados em sua
Devido a pouca distância de Luis Correia, o passeio pode
ser feito de Jet Sky (Foto: Darklise Albuquerque - Jornal
da Parnaíba)
maioria em Lisboa e Rio de Janeiro.

No século XIX, graças a iniciativa de Simplício Dias da Silva no governo de Baltazar Botelho de Vasconcelos por ato de Dom João VI foi edificada a Alfândega em 22 de agosto 1817 que teve por finalidade estabelecer o controle de escravos que chegavam na vila e dos que já existiam. Em 17 de setembro de 1829, falece na vila, Simplício Dias da Silva.

Além da “Rota das Origens” a Clip Turismo está preparando mais um novo roteiro turístico para lançar por ocasião do I Salão da Rota das Emoções, a acontecer de 18 a 20 de outubro
Do outro lado da Baia de Amarração é possível ver ao
o município de Luis Correia (Foto: Darklise Albuquerque -
Jornal da Parnaíba)
vindouro, no Porto das Barcas. Trata-se do “Veja Parnaíba por outro ângulo”, podendo também ser feito em lancha rápida ou barco comercial. Acontecerá às sextas-feiras, sábados e domingos, saindo do Porto das Barcas, às 17h, indo até o Sossego para a vista do pôr do sol, tendo duração de 2h. A primeira viagem está marcada para o dia 18 de outubro.


Por José Wilson | Jornal da Parnaíba | Fotos: Darklise Albuquerque
Clique AQUI e visite nossa página no Facebook

Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: