quinta-feira, setembro 12, 2013

Comissão do MEC avalia instalação do curso de Medicina em Parnaíba

Governo pediu doação de terreno do Heda para implantar Hospital Escola. Curso deve iniciar as atividades em março do próximo ano.

Campus Universitário de Parnaíba contará
com curso de Medicina a partir de 2014
O Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba deverá ser entregue à Universidade Federal do Piauí até o próximo ano para que funcione como hospital escola. Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) ficará até a sexta-feira (13) na cidade para avaliar o processo de instalação do curso de Medicina, que já deve iniciar atividades em março de 2014.

Na terça-feira (10) o governador Wilson Martins encaminhou um ofício à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) concordando com a rescisão do contrato de cessão de imóvel firmado entre Governo do Estado e a Fundação. A intenção do acordo é viabilizar a transferência do prédio do Hospital Regional Dirceu Arcoverde para a UFPI.

De acordo com Pedro Leopoldino, diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde, já foi aberta uma licitação para que algumas melhorias sejam feitas no hospital.

“Já há um entendimento entre as instituições, inclusive do Ministério da Saúde, para que a unidade funcione como hospital escola da UFPI. Essa licitação será para a criação de novos serviços e outras intervenções”, disse o diretor.


Leia também:

O curso de Medicina do campus de Parnaíba foi autorizado pelo Ministério da Educação em junho do ano passado, com oferta inicial de 80 vagas a partir de 2013, sendo 40 vagas para o primeiro semestre de 2014 e as demais para o segundo semestre.

“A planta do prédio está concluída e as obras começam em outubro. Já estamos providenciando a reforma dos laboratórios adequando de forma a atender os cursos já existentes e ainda o de medicina”, disse José Ivo Pedrosa, coordenador do Curso de Medicina do Campus de Parnaíba.

O Hospital Regional Dirceu Arcoverde funcionará como hospital escola e abrigaria as atividades de estágio do curso de medicina da UFPI. A unidade de saúde é a maior do Litoral do Piauí e atende ainda cidades vizinhas dos estados do Maranhão e Ceará.

“Um grande desafio para o curso será o Hospital Dirceu Arcoverde. O governo já cedeu o uso do hospital pela UFPI, mas ainda é necessário oficializar a transferência do prédio. Teremos um dimensionamento da situação para saber como o espaço será administrado, como os convênios serão feitos e ainda a contratação de pessoal. Estamos bastante otimistas”, disse ainda Ivo Pedrosa

Ainda de acordo com o coordenador do curso, após a visita da comissão do MEC será realizado um seminário com os gestores de 11 cidades que são atendidas pelo Hospital Regional Dirceu Arcoverde e ainda com os profissionais de saúde desses municípios.

Com a implantação do curso de Medicina, o Campus ganhará um prédio de cinco andares para abrigar as salas de aula e outros espaços. A obra já deve iniciar em outubro e até a sua conclusão os estudantes assistirão aula no prédio doado pela Prefeitura de Parnaíba, localizado na Avenida Capitão Claro, bairro Nova Parnaíba.

Por Wilson Junior para o Jornal da Parnaíba | Por Patrícia Andrade/G1 PI

Nenhum comentário: