quarta-feira, agosto 28, 2013

Apagão que atingiu Parnaíba por mais de uma hora abrangeu todo o Nordeste

Apagão deixa todo o nordeste sem energia por cerca de uma hora. Parnaíba além de energia faltou também água que eté o fechamento desta matéria ainda não tinha chegado.

Um apagão energético deixou todo o nordeste do país sem energia na tarde desta quarta feira (28). O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, afirmou que houve uma queda de energia no Nordeste. Além do Piauí, foi registrada falta de energia na Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e parte do Maranhão.

Segundo José Salan, assistente da diretoria da Eletrobras Piauí, ainda não há informações sobre as causas do apagão. “Estamos aguardando informações da CHESF, a única coisa que sabemos é que ainda não foi normalizado o abastecimento na região Sul do Piauí”, afirma.

Por meio de nota a Eletrobras - PI afirmou que não tem responsabilidade sobre o ocorrido, e que a causa está sendo diagnosticada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) que deverá se posicionar sobre essa falta de energia. O problema foi observado por volta das 15h. O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife.

A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, que derrubou a carga de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts. A agência disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e se houver culpados, aplicará multa.

Apagão

O último apagão registrado pela Chesf atingiu a região nordeste mais parte da região norte por volta de 00h15 do dia 26 de outubro de 2012. Foi o quarto daquele ano. Em alguns estados a população chegou a ficar até quatro horas sem energia.

Por José Wilson para o Jornal da Parnaíba com informações do Portal AZ
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: