domingo, julho 21, 2013

A região da Parnaíba e os seus 302 anos de existência

A colonização ordenada de áreas nos atuais Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, hoje conhecidas como “A Grande Parnaíba”, iniciou-se a partir de 1699, quando através do parecer do Conselho Ultramarino em 07/01 e Resolução de 12/01, bem como, das Cartas Régias datadas de 08/01 e 18/01, reiteradas por outra C.R. de 05 de setembro do mesmo ano, o governador de Pernambuco foi autorizado a determinar ao Capitão–Mor do Ceará, que examinasse a foz do rio Parnaíba, informando as qualidades dos ancoradouros existentes, a profundidade do mar, a largura das barras, a capacidade de fortificação e a conveniência em serem implantadas povoações nesses locais. Foi nesse ano que Leonardo de Sá, vindo do Ceará, esteve nas terras que passaram a ser conhecidas como região da Parnaíba.

Assim, essa denominação existe há mais de 300 anos. Documentos comprobatórios atestam essa realidade, como a solicitação do Pe. Domingos Ferreira Chaves – Prefeito das Missões do Ceará – em 1703, ao Capitão-Mor do Ceará (Jorge de Barros Leite), a pedir 40 índios com a finalidade de partir em missão para Parnahiba.

Doc. Arquivo Histórico Ultramarino,
Conselho Ultramarino, Brasil – Ceará
Geograficamente, no litoral, ela está situada entre a foz do rio Coreau e o deságüe do Parnaíba no oceano Atlântico, através das barras que compõem o seu delta. Daí, ocupa os vales dos riachos e rios que nascem nas faldas da  serra da Ibiapaba, como o Timonha, Ubatuba, Camurupim,  e se somam às terras existentes na bacia do Baixo Parnaíba, principalmente nas várzeas dos rios Pirangi, Piracuruca e  Longá.

A consolidação do nome Parnaíba, para toda a região, concretizou-se quando Pedro Barbosa Leal, através do seu procurador e Capitão-Mor da Villa Nova da Parnahiba – João Gomes do Rego Barros - solicitou e obteve a autorização para eregir na sua dita vila a igreja de Nossa Senhora de Monserrathe, santa de sua mais alta devoção. A data desse documento, emitido em 11 de junho de 1711, está inserida institucionalmente, através de Lei Municipal, como a mais antiga das Datas Magnas da Existência da Parnaíba.

Portanto, neste ano de 2013, a região “Grande Parnaíba”, completou 302 anos de Fundação da Villa de Nossa Senhora de Monserrate da Parnahiba, e deverá comemorar com brilhantismo as
outras datas cívicas que marcam a sua existência: 14 de agosto - 169 anos de Elevação à Categoria de Cidade da Parnaíba, da então Villa de São João da Parnaíba; 18 de agosto - 251 anos de Instalação da Villa de São João da Parnahiba.

Por Vicente de Paula Araújo Silva, “Potência” (foto ao lado)
Da redação do Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Foto: Doc. Arquivo Histórico Ultramarino, Conselho Ultramarino, Brasil – Ceará

2 comentários:

Anônimo disse...

So ta faltando colocar esse povo todo para trabalhar e produzir.

Anônimo disse...

Bonita historia.

Ate hoje esse porto de luis correia nao saiu. Ninguem sabe se vai sair. Sera que nao seria melhor fazer uma ferrovia Sobral-Cocal (150km)?

Cocal faz parte da grande parnaiba esta a menos de 100km de parnaiba e existe um estrada de ferro entre PHB e Cocal, que so precisa ser revitalizada.

ZPE Parnaiba- Cocal-Sobral-Pecem

Tudo produzido no Baixo Parnaiba poderia ser industrializado na ZPE e depois seguia direto o pecem.

Acho que essa ferrovia custaria menos que o porto de luis correia.

E ainda sobra dinheiro para transformar o porto em porto de pesca e marina.

Isso definitavamente iria mexer com a economia da " Grande Parnaiba".