quinta-feira, junho 20, 2013

Restaurante Universitário da UFPI de Parnaíba volta a fechar, desta vez por salários atrasados

Restaurante Universitário do Campus da UFPI de Parnaíba
fechado desde o dia 19
Novamente, o Restaurante Universitário – RU do Campus Parnaíba – UFPI fechou por conta dos 4 meses de salários atrasados. Os funcionários terceirizados do RU, juntamente com o serviço de Xerox, limpeza e data show paralisaram suas atividades até que seja repassado todo o valor que quantifica pelo trabalho prestado.

Segundo um dos trabalhadores que não quis se identificar, a situação está bastante precária. “Nós trabalhamos e merecíamos em contrapartida, receber nossos salários, pois ninguém trabalha de graça e nós trabalhadores, estamos em condições precárias”, pontuou o terceirizado.

O Proparnaiba procurou a direção do Campus, que apresentou solidariedade para com os terceirizados. “A situação do não pagamento dos salários dos terceirizados vem acontecendo em todos os campi da Universidade Federal do Piauí – UFPI e mostrando a falta de compromisso da empresa licitada com os funcionários. De um lado temos os trabalhadores precarizados e de outro, estudantes que dependem do RU”, relatou o Diretor do Campus Parnaíba, Alex Marinho.

A empresa responsável pela prestação de serviço no RU do Campus de Parnaíba é a Mafra Manutenção Serviços de Conservação e Limpeza Ltda., a empresa venceu uma recente licitação feita para substituir a AFG Construções e Serviços Ltda., que teve o contrato reincidido após série de atrasos.

Na tentativa de sanar o grande descaso, os trabalhadores ainda continuam fazendo uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis, exemplo claro da difícil situação vivida pelos colaboradores.
A professora da instituição, Eugenia Gadelha, falou da importância de se debater a terceirização dentro de vários espaços. “Entendemos e nos solidarizamos com a situação dos trabalhadores e vamos tomar atitudes para sanar o problema apresentado e, além disso, temos que discutir o trabalho terceirizado dentro da administração pública, pois isso é precarização do serviço público”, desabafou a assistente da direção do campus Parnaíba.

Edição do Jornal da Parnaíba
Por Ricardo Rayan/Proparnaiba com imagens de Juraci Sampaio.

Nenhum comentário: