quinta-feira, junho 20, 2013

Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, reúne empresários das cidades litorâneas do Piauí

Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, confere os resultados das ações no Piauí durante reunião realizada na Associação Comercial de Parnaíba no Complexo Arquitetônico do Porto das Barcas em Parnaíba. 
 Presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas, Sebrae Nacional, Luiz Barretto
Nesta quarta-feira (19), o presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional, Luiz Barretto, visitou o litoral do Piauí para conferir os avanços da região com o Projeto Rota das Emoções, que iniciou suas ações em 2005, envolvendo os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Barretto já esteve no Piauí em três outras oportunidades, inclusive na condição de Ministro do Turismo.

Luiz Barretto chegou ao Estado no final da tarde de ontem (18), vindo de Jericoacoara e Camocim, destinos da Rota das Emoções no Ceará. O presidente visitou, após a sua chegada, empreendimentos localizados no povoado de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, município piauiense localizado a 384 quilômetros ao norte de Teresina.

Na manhã de ontem (19), Barretto participou de reunião com mais de 40 empresários, no auditório da  Governador Freitas Neto da Associação Comercial de Parnaíba, localizada no Complexo Arquitetônico do Porto das Barcas, no centro da cidade. O encontro contou com representantes não só de Parnaíba, mas também de Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, cidades do Piauí que fazem parte da Rota.

Estiveram presentes empresários que atuam nos segmentos do turismo, agricultura orgânica, Tecnologia da Informação, entre outros setores; além de artesãos, e lideranças políticas, como o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; e a prefeita de Luís Correia, Adriane Prado.

“O Sebrae acredita nessa região e foi capaz de pensar o destino e seus vários atrativos, de forma sistemática. Com a Rota das Emoções, a instituição conseguiu concretizar uma das maiores obras para o legado dessas cidades: a mudança cultural”, disse o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.

Entre os números que comprovam o avanço do turismo naquela região está o aumento em 25% na oferta de produtos diferenciados nos quatorze municípios compreendidos nesse destino. Em 2012 eram apenas 325 produtos ofertados no site da Rota. Atualmente são 425 opções disponíveis para os turistas que desejarem conhecer a região.

“A Rota das Emoções é um dos mais importantes projetos desenvolvidos pelo Sebrae. A iniciativa dessa instituição em sistematizar um roteiro que focasse a divulgação e comercialização desse destino integrado, fez uma enorme diferença para o desenvolvimento do turismo na região. Considero o Sebrae um excelente vetor de aplicação dos recursos públicos”, comentou o empresário Marcos Fonteles, proprietário da Eco Adventure Tur, agência de turismo e receptivo com sede em Parnaíba.

Em 2012, 11 novas operadoras iniciaram a comercialização da Rota das Emoções, contabilizando um aumento de 73% no número de empresas que tem o roteiro no seu portfólio de produtos.

De acordo com levantamento do Sebrae, ano passado 645 estabelecimentos aderiram ao Projeto Rota das Emoções, sendo que destes 359 surgiram em 2012, registrando um crescimento de 79% de novos empreendimentos nos três Estados que integram o roteiro. Além disso, nos últimos anos, mais de cinco mil empregos foram gerados em todo o território da Rota somente no segmento do turismo.

“Na minha gestão tenho privilegiado ouvir as demandas e os anseios dos empresários e empreendedores, que atuam nos segmentos atendidos pelo Sebrae. E isso tem dado certo. Nossas ações estão mais eficientes. Mais o sucesso do nosso trabalho se deve também às parcerias que temos firmado para fomentar os pequenos negócios”, destacou o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

Ainda segundo Barretto, a Rota das Emoções é um destino consolidado, pronto para alçar novos voos no que se refere à melhoria da qualidade do produto ofertado e do atendimento ao cliente. “Esse destino precisa se lançar a novos desafios”, concluiu.

Após o encontro com os empresários, Luiz Barretto se reuniu com os diretores executivos do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, Delano Rocha e Ulysses Moraes, e com os gerentes e analistas da instituição no Estado. Na ocasião, foram apresentadas as diversas ações desenvolvidas pelo Sebrae no Piauí em prol dos pequenos negócios. A reunião também aconteceu em Parnaíba.

Segundo a artesã Serrate Maria Gonçalves, presidente da Associação de Artesãos em Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel, as ações do Sebrae são muito importantes para e evolução do artesanato piauiense. “No Sebrae, não temos acesso a dinheiro, mas temos a oportunidade de adquirir conhecimento. E a capacitação tem feito toda a diferença na qualidade dos produtos. Hoje, tenho orgulho de dizer que vivo do artesanato, já tendo ganhado importantes prêmios nacionais como o TOP 100 de Artesanato e o Mulher de Negócios”, destacou Serrate.

Barreto seguui para São Luís (MA), último destino da Rota, onde se reúne hoje (20) com dirigentes e analistas do Sebrae naquele Estado.


Da redação do Jornal da Parnaíba | Fonte: Sebrae

Um comentário:

meszaros disse...

Industria, turismo e irrigacao podem mudar a cara de parnaiba como tem feito em outras cidade do nordeste.


http://www.youtube.com/watch?v=a8KYfPOmpC8