terça-feira, junho 25, 2013

O “Ato – Debate” parece ser a fórmula perfeita para as manifestações

Parece que os universitários da UFPI (Universidade Federal do Piauí), Campus de Parnaíba, encontraram no “Ato – Debate” a melhor forma para se manifestar. Estes universitários estão promovendo várias iniciativas inovadoras, pois além de usar as redes sociais os manifestantes realizam panfletagem nos grandes eventos da cidade anunciando dia e hora do “Ato – Debate”.

De acordo com informações do material distribuído nas ruas e de forma sistemática no São João da Parnaíba, onde diariamente se junta mais de 15 mil pessoas e também repercutido nas redes sociais, será realizado um debate na manhã da próxima quarta-feira, 26, na Praça Santo Antônio, no centro de Parnaíba. "Pedimos ainda aos populares que convidem os moradores de sua rua e bairro para a iniciativa do debate é popular", destacam os organizadores do movimento.

A caminhada se mostra bastante positiva, mas são tantas as reivindicações que fica muito dispersa. Já o “Ato – Debate”, escolhendo um tema para discutir, no caso os universitários escolheram um dos temas mais palpitantes nas caminhadas e em Parnaíba parece ser mais ainda, o Transporte Público.

Vejo no “Ato – Debate” uma fórmula bastante positiva de manifestação, principalmente porque carrega um foco, um alvo e se os atores responsáveis pelos transportes públicos de Parnaíba se fizerem presentes para se explicarem sobre as angústias dos manifestantes, pode se dizer que foi encontrada á fórmula perfeita para o momento que vive o Brasil. Digo isto porque a caminhada tem trazido com ela os vândalos para as ruas em algumas cidades, a exemplo de Teresina que no final de cada caminhada fica um rastro de vandalismo que prejudica bastante a verdadeira intenção dos manifestantes. Vale ressaltar que Parnaíba vem dando exemplo no quesito vandalismo, todas as manifestações realizadas até agora foram ordeiras e pacíficas, sem que a polícia tenha tido a necessidade de agir.

O "Ato - Debate" feito de forma organizada, com perguntas inteligentes aos debatedores, que sejam direcionadas ao foco e de forma respeitosa, poderá trazer resultados positivos mais rapidamente.

Por José Wilson
Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Anônimo disse...

Ja resolveram o problema energetico da cidade tambem? Tem um century que a gente tem problem com energia eletrica.