segunda-feira, abril 15, 2013

Hipertensos podem fazer atividade física?


A atividade física reduz o risco de várias doenças e dá qualidades de vida aos praticantes. Contudo, os hipertensos costumam ter dúvidas ao iniciar algum tipo de exercício aeróbico ou de força. Mas, afinal de contas, os hipertensos podem malhar correr e praticar esportes?

"Quando a hipertensão é de leve a moderada, o indivíduo está liberado para o exercício físico após uma avaliação prévia. Indivíduos com a pressão arterial acima de 180/110 não devem iniciar qualquer programa de atividade física.", explica a educadora física Adriana Napoleão do Rêgo.

 De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, é recomendada a prática de três a cinco sessões de treino aeróbio por semana com intensidade de 60 a 80% da Frequência Cardíaca Máxima. Em relação aos exercícios de força, a intensidade sugerida é de até 50% da contração voluntária máxima (1RM) com treinos suplementares aos aeróbicos.

O controle da respiração, principalmente durante a musculação, é de grande importância para o hipertenso. Deve-se evitar exalar o ar forçadamente contra os lábios fechados e o nariz tapado. Essa reação respiratória eleva os níveis pressóricos de forma desnecessária.

Ao contrário do que se pensava há algum tempo, os exercícios de força são indicados para os hipertensos. Estudos recentes  comprovam benefícios significativos para esses pacientes quando prescritos de forma complementar à atividade aeróbica. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a hipertensão é considerada fator de risco para 9,4 milhões de mortes no mundo,  responsável por 45% dos ataques cardíacos e por 51% dos acidentes vasculares cerebrais. Hoje, no Brasil, um em cada três brasileiros em idade adulta sofre com a pressão arterial elevada. "Enfatizo que o exercício físico orientado por profissional habilitado é um importante cardioprotetor levando a uma diminuição da pressão arterial, comprovado por pesquisa científica", ressalta Adriana.

Esse e outros temas interessantes serão discutidos durante o Simpósio de Educação Física em Cardiologia que acontece em Teresina de 25 a 27 de abril no hotel Blue Tree Towers Rio Poty em Teresina. O evento faz parte da programação do VI Congresso Piauiense de Cardiologia, promovido pela SBC/PI (Sociedade Brasileira de Cardiologia- Seção Piauí). A programação do evento segue em anexo. 

Mais Informações:
Thissiane Cavalcante
9986 9489

Nenhum comentário: