sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Governo quer hidrovia e recuperação da antiga ferrovia Teresina – Luis Correia

Secretário de Transportes Avelino Neiva
O secretário de Transportes do estado do Piauí, Avelino Neiva, pretende aproveitar a visita dos Engenheiros e Técnicos da Empresa de Planejamento e Logística (ELP), ligada ao Ministério do Planejamento que estarão em visita as obras do PAC 2 que estão sendo desenvolvidas no estado do Piauí, a exemplo do Porto de Luis Correia, e solicitar a vinda de um   especialista em ferrovias para avaliar a construção de um ramal ferroviário a partir do trecho da Transnordestina em Eliseu Martins, fazendo uma ligação entre Itaueira e Floriano, e aproveitando, a partir desse ponto, a navegabilidade do Rio Parnaíba, transformando o rio numa via de escoamento da produção do Estado. “O que queremos é que o que é produzido no Estado e recebido circule por todo o Piauí e que sejam embarcadas no Porto de Luis Correia”, afirma o secretário.


Clique AQUI e envie esta matéria a um(a) amigo(a).

Outra visita do técnico deverá ser as obras da ferrovia Teresina – Altos – Luís Correia, que já está sendo restaurada com R$ 20 milhões do próprio Tesouro Estadual, mas para qual o governado Wilson Martins quer um aporte de recursos  maior para ampliar o projeto. “Além disso será apresentado um projeto da hidrovia do rio Parnaíba, incluindo as grandes cidades do eixo do rio. A ideia é mostrar aos técnicos da Empresa de Planejamento do Governo Federal a viabilidade do projeto e como ele será um divisor no desenvolvimento do Piauí”, finalizou o secretário.

Jornal da Parnaíba

4 comentários:

Anônimo disse...

Lembrando que o Projeto da Hidrovia do Parnaíba já está em desenvolvimento, a Diretoria do Infraestrutura Aquaviária do DNIT através da AHINOR, iniciou o Estudo de viabilidade Técnica Econômica e ambiental bem como os projetos de dragagem e derrocamento do rio, além da conclusão das obras das eclusas de boa esperança. O estudo bem como os projetos deverão ser entregues agora em junho/2013.

Unknown disse...

Só acredito vendo, pois já são quase 40 anos para concluir as obras do porto de Luis Correia. Enquanto isso, a Dilma inaugura um porto moderno em Cuba.

Unknown disse...

Só acredito vendo, pois já são quase 40 anos para concluir as obras do porto de Luis Correia. Enquanto isso, a Dilma inaugura um porto moderno em cuba que foi construído com recursos do BNDES.

Anônimo disse...

A hidrovia do Rio Parnaíba será muito importante para o escoamento da produ-
ção de grãos do Estado do Piauí,beneficiando todos os produtores, em face de
ser um meio rápido e barato.Por sua vez,a dragagem vai garantir a sobrevivência
da útil hidrovia e do nosso querido Rio Parnaíba.Por último, é certo que a infraes-
trutura tem que ser priorizada no país,sob pena de perdermos o trem do progres-
so e do bom lucro.