segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Entidades se articulam para coibição de veículos na praia

Encontro define estratégias para coibir circulação de veículos
em área de desova de tartarugas marinhas
Na manhã deste domingo, dia 10, a equipe do Tartarugas do Delta esteve com representantes do Policiamento Turístico de Luís Correia, Pelotão Ambiental, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Luís Correia.

Segundo os técnicos, o motivo do encontro foi para articular estratégias de fiscalização em alguns importantes trechos de praia. “Nosso objetivo é orientar e proibir o tráfego de veículos motorizados nas áreas de desova de tartarugas marinhas, pois esse tráfego afugenta a fêmea no momento da subida, compromete as boas condições de incubação dos ovos e consequentemente o nascimento dos filhotes”, declarou a coordenadora Técnica do projeto, Werlanne Magalhães.

A bióloga disse ainda que na madrugada de hoje (10) foi confeccionado um novo ninho nas praias piauienses.

Como proposta de conservação durante essa temporada reprodutiva, estamos contando com a parceria das instituições ambientais para garantir uma fiscalização no litoral piauiense.

Veículos motorizados circulando em área de desova de
tartarugas marinhas
Para conhecimento:
Está proibido o tráfego de veículos motorizados na praia principalmente entre os trechos do Peito de Moça até a Carnaubinha – DECRETO Nº 5.300 DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004.
Regulamenta a Lei no 7.661, de 16 de maio de 1988, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro – PNGC, dispõe sobre regras de uso e ocupação da zona costeira e estabelece critérios de gestão da orla marítima, e dá outras providências.

O veículo que for FOTOGRAFADO (placa) passando próximo aos ninhos (comprometendo o desenvolvimento dos filhotes de tartarugas marinhas), estará cometendo um Crime Contra a Fauna – DECRETO N° 6.514, DE 22 DE JULHO DE 2008.

II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

Edição do Jornal da Parnaíba |  Por Ascom

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima notícia, veículos nas praias, deveriam ser proibidos sempre, põe em risco a vida não só dos animais, como de banhistas, crianças, tirando o sossego de todos. Apoiado.