quinta-feira, dezembro 13, 2012

Porto do Itaqui já transporta parte da soja produzida no sul do Piauí

Porto do Itaqui no Maranhão já trabalhando em sua capacidade máxima

Há um projeto para ligar Elizeu Martins à ferrovia norte sul que fica no maranhão pra escoar mais produção do Piauí no Maranhão. Os volumes vão aumentar porque a ferrovia norte sul em breve vai ser concluída ligando o nordeste ao sudeste do país desafogando os portos sudestinos e sulistas?

O Baixo Parnaíba já produz soja, mas o porto do Itaquí (que já vem trabalhando em sua capacidade máxima) e Pecém ´quem exportam essa produção. O porto do Baixo Parnaíba que fica em Luis Correia pode escoar essa soja, celulose, frutas e outros produtos desafogando o porto do Itaqui no Maranhão. Ao mesmo tempo gerando mais empregos em Parnaíba e região (CE, MA e PI). Porque esse aeroporto vai ter demanda, ele vai funcionar e vai trazer turistas para visitar toda área do CEPIMA e levar os parnaibanos para maior cidade da America do sul, São Paulo.

O turismo vai ser impulsionado e a produção do que é produzido no baixo Parnaíba vai poder ser processada em nosso território. 

Um porto de 40 milhões de reais não atenderia a nossa capacidade. O projeto do porto de Luis correia é antigo e não previa essa mudança que aconteceu na economia brasileira, aliada as tecnologias acopladas as novas necessidades para embarque e desembarque de cargas de navios.
 
Não gosto muito do Zé Filho e do Wilson Martins, mas faz mais sentido esse montante para um porto que possa atender o Baixo Parnaíba de Hoje. Por isto acredito que eles têm razão em suas reivindicações.

Edição: Jornal da Parnaíba | Remetido por leitor que não quis se identificar
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: