quinta-feira, dezembro 06, 2012

Niemeyer morre carregando um sonho de não ver sua obra do Memorial Evandro Lins e Silva construído em Parnaíba

Oscar Niemaeyer, um arquiteto do mundo
De uma inteligência única, morre aos 104 anos no Rio de Janeiro um dos maiores arquitetos do mundo, Oscar Niemeyer, que carregou consigo a tristeza de não ver um dos seus projetos arquitetônicos ser concretizado, o Memorial Evandro Lins e Silva, em Parnaíba, anunciado pelo ex-secretário de Turismo Sílvio Leite, na gestão do ex-governador e agora senador Wellington Dias. Conseguiu enganar o arquiteto e os parnaibanos, que ainda aguardam os voos no aeroporto internacional, o porto dos tatus, dentre outras obras fantasiosas do senador...

 Em minha opinião, a maior perda desse século até então e sem dúvidas uma das maiores da história. Que o gênio descanse em paz, uma vez que a vida começa e termina, mas que seu legado ecoe pelo tempo. (disse João Neto, admirador dos traços sinuosos de Niemeyer).

Maquete do Memorial Evandro Lins e Silva
O Memorial Evandro Lins e Silva que seria erigido em Parnaíba, terra natal do ilustre jurista, que faz 100nos de seu nascimento. Este também seria o 1º Projeto de Oscar Niemeyer no estado do Piauí. 

Em 2008 o Governo do Estado do Piauí, comandado pelo então Governador Wellington Dias, atualmente senador da republica, divulgou através do Secretário de Turismo, Silvio Leite, a construção do Memorial Evandro Lins e Silva em homenagem ao renomado jurista.  A obra seria edificada em Parnaíba (PI), no litoral piauiense, cidade natal do jurista, jornalista, escritor e político. O um projeto traria a assinatura de Oscar Niemeyer, o mais famoso arquiteto do modernismo no Mundo e responsável por ícones da arquitetura do país como a Catedral de Brasília e o edifício Copan, em São Paulo. Seria 1ª obra arquitetônica projetada pelo arquiteto de Brasília-DF no estado do Piauí. Até agora a prefeitura de Parnaíba, o governo do estado e a OAB-PI não deram um passo para construí-lo. Entretanto, obras com esta e muitas outras daqui mesmo do litoral nunca saíram do papel. Ex.: Porto dos Tatus, Beira-Rio, duplicação da estrada da Pedra do Sal, urbanização da Lagoa do Portinho, Revitalização do Porto das Barcas, Revitalização da Beira Rio, A Universidade do Delta, a Universidade de Medicina, dentre outras. Sem contar com as obras iniciadas e que nunca foram concluídas, a exemplo do Porto de Luis Correia, ZPE e outras.


Do alto dos seus quase 105, anos, completados no final do ano passado, Niemeyer continuava a rotina caprichosa de projetar no escritório do Rio de Janeiro abrigado no bairro de Copacabana. E é de lá que sairia o projeto do Memorial Evandro Lins e Silva.

O secretário de Turismo do Piauí, Silvio Leite, foi quem negociou com o arquiteto e diz que o projeto já está pronto, mais ainda faltam alguns desenvolvimentos. “Assim que o projeto estiver pronto a obra será licitada”, afirmou o secretário ainda em 2008. . “Ele terá espaço para biblioteca, sala de exposição dos objetos pessoais do famoso jurista piauiense nascido em Paranaíba, além de auditório com 80 lugares”, disse ainda o secretário.

“O governador Wellington Dias abraçou a ideia, além de considerar que o Piauí é um dos poucos estados do país que não conta com uma obra de Oscar Niemeyer”, finalizou Silvio Leite.

Silvio Leite acrescentou que o memorial custará R$ 4 milhões e terá um grande impacto visual e arquitetônico. “Ele terá espaço para biblioteca, sala de exposição dos objetos pessoais do famoso jurista piauiense nascido em Paranaíba, além de auditório com 80 lugares”.

Outro impacto esperado será no Turismo, segundo Silvio Leite. Ele disse que o memorial estará localizado na Avenida São Sebastião e na confluência do aeroporto de Paranaíba com a BR 402 (Rodovia Governador Alberto Silva). “Os turistas que desembarcarem lá e de passagem para Camocim, por exemplo, avistariam a obra de grande apelo visual”.

O secretário de turismo destacou que a construção do memorial em Parnaíba foi uma reivindicação do Conselho Nacional dos Advogados, bem como da OAB nacional e do Piauí, pela importância de Evandro Lins e Silva que em 2012 completaria 100 anos se vivo fosse.

Evandro Lins e Silva, jurista parnaibano
Biografia de Evandro Cavalcanti Lins e Silva

Dr. Evandro Lins e Silva nasceu em Parnaíba (PI), na Ilha Grande de Santa Isabel no povoado Santa Isabel que fica defronte a cidade e a ela ligada pela ponte Simplício Dias, no dia 18 de janeiro de 1912 e faleceu no Rio de Janeiro em 17 de dezembro de 2002, foi um jurista, jornalista, escritor e político brasileiro.

Graduou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1932. Ainda estudante já trabalhava no ofício de jornalista, que manteve após formado advogado. Em sua carreira jurídica, ocupou o cargo de procurador-geral da República, de setembro de 1961 a janeiro de 1963, e ministro do Supremo Tribunal Federal, de setembro de 1963 a janeiro de 1969, quando foi aposentado por força do AI-5.

Foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro, em 1947, juntamente com Rubem Braga, Joel Silveira, entre outros. Foi também ministro das Relações Exteriores em 1963.

Como escritor publicou diversas obras, como A Defesa tem a Palavra, Arca de Guardados e O Salão dos Passos Perdidos, criou a expressão "legítima defesa da honra" para justificar o assassinato de Ângela Diniz pelo seu cliente Doca Street.

Evandro, apesar da avançada idade, gozava de ótima saúde. Faleceu num acidente, ao tropeçar e bater com a cabeça numa calçada.

Redação: Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas



Um comentário:

Anônimo disse...

Precisamos de energia eletrica pra gerar mais empregos.

Essas eolicas esto demorando muito.

Cade a ferrovia e ZPE? E os tabuleiros litaraneos????

parnaiba???? Ja que nao temos porto, sera ao menos com a ferrovia nao daria trazer mais materias primas em grande quantidade para serem processadas na ZPE parnaiba????

Sera que nao daria para fazer um cimento em nossa regiao para ajudar a movimentar a ferrovia no norte do estado????

Pq sera que todos os resorts que estavam previstos para se instalerem aqui desistiram???


As companhias aereas dizem que nao ha demanda para o litoral , sera pq???

Em Juazeiro do norte, sertao do ceara ha demanda , aqui nao ha por que????

Por que ??