![]() |
Praia do Coqueiro, o paraíso dos teresinenses |
Luis Correia, no litoral piauiense é repleta de praias de águas mornas e claras, algumas amplamente urbanizadas, como a Praia de Atalaia, point dos turistas. Mas existem aquelas praias tranquilas como a antiga vila de pescadores, a Praia do Coqueiro, assim conhecida pelos coqueirais existentes. Local preferido dos teresinenses que são maioria naquele pedacinho de paraíso.
Luís Correia é um dos quatro municípios piauiense, o que abriga a maior e mais bonita parte do estreito litoral do Piauí. A região possui dunas, falésias, como na Praia do Itaqui, onde encontra - se o Farol de Itaqui e casa de arquitetura moderna. A Praia do Arrombado possui bares rústicos e tranquilidade.
Além das atividades que se podem realizar como mergulho, as praias oferecem uma culinária baseada em pratos típicos de frutos do mar servidos frescos na hora. Ali pertinho é possível ainda conhecer um arquipélago com pequenas ilhas e exuberante vegetação de mangue, a Baía de Amarração.
![]() |
Orla da praia de Atalaia em Luis Correia (PI) |
Em períodos festivos a cidade chega a receber 5 vezes mais turistas que o total de sua população isso acontece principalmente no Reveillon e no Carnaval que é um dos maiores do Nordeste. A temporada de férias nos meses de julho, dezembro e janeiro também é grande a movimentação de turistas vindos do Ceará, Maranhão e principalmente de Teresina. É o município piauiense com maior extensão de litoral, cerca de 46 km, e onde a maioria dos teresinenses passa férias ou para onde procura relaxar.
Luís Correia originalmente chamava-se Vila da amarração, território piauiense que começou a ser povoado por volta de 1820.
![]() |
Luis Correia é uma das mais urbanizadas do litoral piauiense |
A cidade chegou a passar um tempo sob a jurisdição do Ceará, mas no ano de 1880, voltou a pertencer ao Estado do Piauí, após o governo deste reivindicar de volta seu território, e oferecer, em troca, dois importantes Municípios piauienses, Independência e Príncipe Imperial (atualmente Crateús).
Foi o primeiro município do Piauí a alforriar seus escravos, por iniciativa de Joaquim Rodrigues da Costa (comendador das rosas) santa comenda de cristo (tendo como descendentes diretos a família SERRA que reside até os dias de hoje no município) , que em 1886, liberou os 14 negros de sua propriedade, por esta razão está presente a figura de uma corrente quebrada no Brasão do município.
Em 1935, o município passou a ser chamado de Luís Correia, em homenagem a Luís de Morais Correia,figura ilustre nascido no Município, que foi escritor, jornalista, promotor público em Teresina e Parnaíba, Secretário da Fazenda do Ceará, Secretário de Polícia, Procurador no Piauí e Juiz Federal.
Localiza-se a uma latitude 02º52'45" sul e a uma longitude 41º40'01" oeste, estando a uma altitude de 10 metros. Sua população estimada é 26.900 IBGE/2008. Possui uma área de 1077,3 km².
Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidade circunvizinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário