sexta-feira, julho 27, 2012

Parnaíba ganha primeiro módulo do programa Ronda Cidadão


Governador entrega primeiro módulo do
Ronda Cidadão em Parnaíba

O município de Parnaíba é o terceiro do Piauí a contar com o programa de policiamento comunitário Ronda Cidadão.

O município de Parnaíba é o terceiro do Piauí a contar com o programa de policiamento comunitário Ronda Cidadão. A implantação da 2ª Companhia Destacada de Policiamento Comunitário do Ronda Cidadão aconteceu na manhã desta sexta-feira (27) com a presença do governador Wilson Martins. Na ocasião, o governador implantou o programa Guardião Eletrônico e visitou as obras do Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

O governador Wilson Martins parabenizou a Secretaria de Segurança Pública e destacou a contratação de novos policiais para todo o Piauí, a melhoria das condições salariais da categoria e o aumento de promoções. “Nunca antes a Polícia Militar do Piauí foi tão valorizada. Nós triplicamos o número de promoções, passamos de 80 para 240 promoções anuais”.

Base do Ronda Cidadão em Parnaíba
Foram entregues duas viaturas com rádio fixo em cada uma, quatro rádio transportáveis, dez pistolas, coletes, fardamentos, equipamentos e todo o material necessário para o policiamento. O programa Ronda Cidadão funcionará em prédio próprio, também entregue durante a solenidade, com alojamentos masculino e feminino, banheiros, escritório e sala de espera. Para o programa Ronda Cidadão, foram investidos em Parnaíba R$ 276.383,30.

O Ronda Cidadão funcionará em Parnaíba no bairro Piauí, com um módulo piloto composto por 15 policiais militares, sob o comando do capitão Danilo Palhano. “Em janeiro de 2013, após a formação dos soldados que estão passando pelo curso de formação da PM em Teresina, poderemos instalar mais três módulos na cidade, com a nomeação dos novos policiais.

Eles trabalharão diariamente junto à população, com as lideranças comunitárias, com os colégios, com os pais, as crianças, buscando envolver a comunidade e melhorar a segurança pública do município”, informou o coordenador de implantação do programa, Major Diego Melo.

A presidente da Associação de moradores do bairro Piauí, Aparecida Teixeira, falou da realização desse sonho de melhorar a segurança local. “Nossa equipe, nossas lideranças, os agentes, os que sofrem com todos os problemas de insegurança e que muitas vezes sentiam falta de alguém que falasse a nossa língua, todos nós agora teremos policiamento comunitário. Vamos poder conversar e contar com esse apoio casa a casa, sabendo que essa polícia não é apenas para prender, ela também é educativa e amiga de todos”.

A instalação do programa Ronda Cidadão beneficiará um total de 145 mil habitantes de Parnaíba, além de outros 10 municípios.

Edição Jornal da Parnaíba | Por Mara Teles | Fotos: Thiago Amaral

Nenhum comentário: