quarta-feira, maio 23, 2012

Procon de Parnaíba divulga ranking das empresas que mais receberam reclamações

Maria do Amparo Coelho dos Santos, secretária executiva
do Procon Municipal de Parnaíba
O Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) de Parnaíba divulga ranking dos fornecedores reclamados no 2º semestre de 2011 e 1º trimestre deste ano

A Secretaria Executiva do Procon Municipal de Parnaíba divulgou o ranking de reclamações feitas em 2011 (2º semestre) e primeiro trimestre deste ano, por consumidores contra empresas e instituições situadas nesta cidade e em outras da federação. A secretária executiva, fornecedores é um dever do Procon, conforme disposto em leis federais e municipais. Foram disponibilizados dois relatórios. Um do período de primeiro de junho (data da inauguração do órgão) a 31 de dezembro de 2011 e outro do período de primeiro de janeiro a 22 de março deste ano.

Dos dados divulgados pelo Procon, a secretária executiva Maria do Amparo Coelho dos Santos, explicou que a divulgação do ranking de reclamações de Parnaíba revelam que só no primeiro trimestre deste ano foram registradas 47,8% de todas as reclamações  desde a data da abertura, no qual foram registrados 1.245 reclamações contra 345 empresas, enquanto que só nos primeiros três meses de 2012 foram feitas 596 queixas contra 216 empresas. Atualmente o  Procon Municipal conta com uma ampla estrutura e servidores devidamente capacitados mantidos pela Prefeitura de Parnaíba e está situado na Rua José Basson, nº 543, centro da cidade.

Sede do Procon Municipal de Parnaíba
A prestadora de serviços telefônicos Claro S.A. no ano passado obteve 89 reclamações no Procon, e continua em primeiro lugar no ranking das insatisfações com 46 reclamações de janeiro a março últimos. Em segundo e terceiro lugar, no ano passado, apareceram Ponto da Economia Ltda com 62 reclamações, e Banco Itaú S.A, com 46 queixas. Neste ano a segunda e a terceira colocação cabem, até o momento, a Multibens Compra Premiada, com 40 reclamações, e Ponto da Economia Ltda, com 31.

“A divulgação desses dados é tão importante quanto a disposição dos consumidores de reclamarem ao Procon quando forem prejudicados por um fornecedor”, disse a secretária executiva Maria do Amparo. Ele explicou ainda que mesmo aparecendo no relatório de 2011 o período de primeiro de janeiro da 31 de dezembro, os dados referem-se apenas ao período de junho a dezembro, sendo a data inicial a data de inauguração do Procon Municipal de Parnaíba.



Edição: Jornal da Parnaíba | Por F. Carvalho

Nenhum comentário: