quinta-feira, janeiro 26, 2012

Parnaibano Evandro Lins e Silva é lembrado em ato no TJ-PI

Evandro Lins e Silva
O Plenário do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou sessão especial em homenagem à Evandro Lins e Silva.

O Plenário do Tribunal de Justiça do Piauí realizou na manhã desta quinta, dia 26, sessão especial em homenagem à Evandro Lins e Silva, um dos maiores juristas brasileiros do século XX. Piauiense de Parnaíba, o homenageado completou centenário de nascimento no último dia 18 de janeiro. Foi jurista, jornalista, escritor e político brasileiro.

Em sua carreira jurídica, ocupou o cargo de Procurador Geral da República, de setembro de 1961 a janeiro de 1963, e Ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, de setembro de 1963 a janeiro de 1969. Em 1998 teve a honra de ocupar a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Berbardo Élis. Em 17 de dezembro 2002 veio a falecer após tropeçar e bater com a cabeça em uma calçada.

Iniciando a sessão, o desembargador Edvaldo Moura, Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, ressaltou em discurso sobre o seu contentamento em presidir sessão em homenagem à grande figura pública, piauiense e brasileira, e enumerou a vasta experiência de Evandro Lins e Silva ao ocupar diversos cargos de importância na esfera de sua atuação profissional.

Durante sessão, o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho pronunciou discurso exaltando os grandes feitos do Jurista e Figura Pública que muito colaborou com a Magistratura Brasileira. “Defendia o Direito dos injustiçados, a liberdade social, a autonomia dos povos”, pontuou o nobre desembargador. Logo em seguida, o Presidente do TJ-PI reafirmou a alegria de poder homenagear ilustríssimo jurista deu continuidade à sessão administrativa.

Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região
Edição: Jornal da Parnaíba | Fonte: Clica Piauí

Nenhum comentário: