sexta-feira, setembro 16, 2011

Tabuleiros litorâneos irá vender frutas para o governo

Ditalpi em Parnaíba - Foto: Jornal da Parnaíba
Parceria entre o Dnocs e a Conab tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar no Piauí. O Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba será incluído no programa Brasil Sem Miséria, de acordo com parceria que está sendo montada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), responsável pela implantação do projeto, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Pela parceria, a Conab passará a comprar os produtos agrícolas cultivados pelos colonos, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para efetivação do acordo, falta apenas uma avaliação por parte de técnicos da Conab sobre a qualidade do que é produzido no Perímetro. A ideia da parceria é fortalecer a agricultura familiar no Piauí.


No projeto Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí (Ditalpi), a 320 quilômetros da capital, na região Norte do Estado, 2,5 mil hectares implantados na primeira fase produzem diversos tipos de frutas, a maioria orgânica. A acerola responde por boa parte das vendas. A implantação da segunda etapa, que deverá ser concluída ainda este ano, vai acrescentar mais 5,9 mil hectares irrigados à área.

Comércio
O Programa de Aquisição de Alimentos, que deverá comprar boa parte da produção do perímetro, é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e tem o objetivo de promover o cesso a alimento às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo.

O programa permite a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial,  como restaurantes populares, cozinhas  e bancos de alimentos, e para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos. 

Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região.
Jornal da Parnaíba | Com informações de Francisco Leal/CCom

Nenhum comentário: