
Com a proposta de efetivar políticas públicas que garantam o direito humano à alimentação adequada e saudável, serão realizadas no Piauí as discussões sobre a segurança alimentar e nutricional. Várias conferências municipais já foram realizadas e para ampliar o debate serão iniciadas nesta semana as macro conferências sobre o tema. A primeira será em Parnaíba, nesta sexta-feira (05), a partir das 8 horas, no auditório do Liceu Parnaibano, e contará com representantes de 11 municípios da região.
As macro conferências são realizadas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Dusan) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí (Consea-PI), e visam a construção de metas, recursos e instrumentos de avaliação, como reconhecimento constitucional que oferece a possibilidade de ampliar o envolvimento das três esferas de governo e da sociedade brasileira na execução de Política de Segurança Alimentar e Nutricional e elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Rosangela Souza, enfatiza que as conferências estão sendo convocadas num momento particularmente relevante para a consolidação da soberania alimentar e nutricional no Brasil. “Muitos avanços já foram obtidos em razão de firme decisão política e intensa participação social já garantidos na Constituição Federal”.
O secretário Francisco Guedes falou da importância dos municípios estarem realizando o debate voltado para a garantia do direito humano à alimentação adequada. “O Estado e os gestores municipais podem fortalecer vários programas relativos à segurança alimentar e nutricional e com isso solidificar as ações em todo o Piauí”, destacou.
Depois da macro conferência de Parnaíba, será realizada a de Campo Maior, no dia 12. Na semana seguinte, no dia 18, acontece a de Picos e encerrando a programação, no dia 25 será a de Corrente. Após esse processo será realizada a IV Conferência Estadual de SAN, que acontecerá dias 13 e 14 de setembro, em Teresina, com a participação de cerca de 700 delegados de todos os municípios do Estado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário