sábado, agosto 06, 2011

II Retiro Espiritual do Terço dos Homens será realizado neste domingo em Parnaiba


Será realizado amanhã (domingo - 07.08) na Escola São Francisco dos Capuchinhos, em Parnaíba o II Retiro Espiritual do Terço dos Homens. As atividades se estenderão por todo o dia, com missa, cânticos, a reza do terço e momentos de descontração entre membros das comunidades dos municípios da Zonal Norte (Luis Correia, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Cocal da Estação e Parnaíba).


Cerca 300 pessoas participarão desta prática realizada exclusivamente por homens, de todas as idades. Os grupos reúnem-se semanalmente em suas comunidades e esta é uma oportunidades de reunir as comunidades.

Em Parnaíba, o Terço dos Homens teve início em 2006 por iniciativa do Sr. Nilson e já se tornou prática das comunidades que estarão reunidas realizando atividades diversas.


Histórico
O Terço dos Homens teve seu início em 08/09/1936, na Vila Providência, hoje Itabi – SE., implantado pelo Frei Peregrino que foi àquele povoado a pedido do Pe. Ervêncio da Diocese de Aracaju para uma Santa Missão e contou com a presença inicial de mais ou menos duzentos homens, existindo atualmente, onde conta com a presença do Sr. Tutu com 88 anos, um dos fundadores, na época com 16 anos. 

Teve como imagem a padroeira N. Srª do Perpétuo Socorro. Em 1997, a Srª Oneida Araújo presenciou um grupo de homens rezando em Maceió - AL e levou a idéia para Jaboatão dos Guararapes no Recife. Depois, a idéia foi levada ao Santuário da Mãe Rainha de Olinda – PE e através de esforços do Pe. Miguel Lencastre passou a ser divulgado na grande Recife e outras cidades do interior do estado. No ano de 2003, o referido padre trouxe a idéia para a cidade de Fortaleza – CE, onde foi lançada na Paróquia de N. Srª da Glória na Cidade dos Funcionários, no dia 18/11/2003 tendo a partir dessa data, graças a colaboração de vários membros que se tornaram participantes do Terço, sido organizado em toda sua estrutura com a criação do Manual do Terço, formulários, um modelo de camisa padrão, por acreditar ser o Terço uma criação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, o site www.tercodoshomens.com.br e a sugestão de um Estatuto Social para dar unidade onde fosse implantado.

O PORQUÊ de somente Homens
Todos nós, homens e mulheres nascemos com determinadas forças psíquicas que no nosso crescer terão um papel importante no futuro. Todavia, este crescimento está condicionado à diferenças de mentalidade e do próprio meio ambiente onde ele se desenvolva. Estes fatores terão amanhã, grande importância na nossa maneira de ser e no nosso agir e irradiar. Sabemos bem como as mentalidades masculina e feminina são distintas e como reagem de modos diferentes perante os mesmos acontecimentos. Há que ter em conta tudo isto para que depois se saiba aproveitar e tirar o melhor rendimento de tão preciosas energias.
Caracteriza o homem, possuir uma acentuada inclinação para o mando, para autonomia e para a aventura. São qualidades a considerar, pois podem ter grande influencia no subconsciente, caso não estejam adormecidas. Sutilmente há que aproveitá-las, escolhendo ambientes favoráveis, onde elas despertem e se reanimem. Então sim, elas despontarão com nova vida, ajudando o homem abatido e desanimado, a vencer barreiras e a entregar-se com entusiasmo na conquista de um ideal.

Dentro de casa, nem sempre se encontra esse clima. Com raras exceções, quem manda é a mulher embora o marido seja o chefe da família. Na igreja a coisa é semelhante. Predomina a mentalidade feminina. Enquanto isso, o homem é tentado a procurar outros vínculos e outros lugares. E nesse impasse, vão surgindo brigas e incompreensões. Às vezes eles até querem mas não conseguem. Sentem-se distantes. As suas forças anímicas estão desligadas, talvez porque ainda não tenham encontrado o verdadeiro ambiente onde possam mostrar o que valem e podem. Resumidamente, eis o porquê, do Terço só para Homens.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: