terça-feira, agosto 23, 2011

Chico do Caranguejo defende o transporte em caixas para reduzir mortalidade dos crustáceos


Em visita a Parnaíba nesta terça-feira (23) o empresário Chico do Caranguejo esclareceu a nossa reportagem alguns pontos que vem sendo pauta da mídia piauiense nos últimos dias a respeito do transporte de caranguejo.


O empresário informou que tem interesse em transportar o caranguejo de acordo com a regulamentação que for estabelecida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, para tal já mandou adaptar e seu caminhão para que coubessem as caixas para o transporte. Ocorre que até o momento ainda não foi regulamentado o que fica inviabilizado o transporte na forma recomendada pela Embrapa Meio-Norte, visto que apesar de reduzir a mortalidade dos crustáceos, o que é muito bom para sua empresa, na viagem de volta o caminhão não pode transportar mais nada porque vem ocupado com as caixas vazias, aumentando sensivelmente o custo do frete. É necessário que a exigência atinja a todos para que os custos fiquem iguais para os demais concorrentes.

No momento o empresário está se utilizado apenas de um caminhão fazendo uma viagem por semana, mas estão colocando a culpa somente nele, por ser o mais conhecido e ter o seu nome “Chico do Caranguejo” vinculado a aquisição da espécie na região do Delta. Ele ressalta que tem dois concorrentes em Fortaleza que transportam caranguejo mais de uma vez por semana, mas todos acham que é ele, pois até a cor do caminhão é igual. Sem contar que existem outros compradores que levam caranguejo para Teresina e outras localidades.

Segundo informações do empresário ele já trabalha na atividade há mais de 20 anos e tem sido um defensor da atividade junto aos seus fornecedores, tendo inclusive sido um dos poucos proprietários de barraca a ter recebido o selo "Caranguejo Verde" em Fortaleza. Seu caranguejo é adquirido em quase sua totalidade na Carnaubeiras, onde faz um trabalho preventivo de conscientização do catadores o que transformou na maior comunidade de catadores de caranguejo do Brasil e a que mais conserva os manguezais.

Tudo isso foi fruto de muito trabalho de conscientização. Anualmente, por ocasião do defeso do caranguejo, para evitar que seus fornecedores saiam para catar caranguejo, o empresário promove festas na comunidade com entrega de presentes para catadores, esposas e filhos desses trabalhadores.

Chico do Caranguejo faz um convite para que as pessoas entrem no site http://www.chicodocaranguejo.com.br/ para conhecer melhor o seu trabalho.

Jornal da Parnaíba

2 comentários:

eguadetroia disse...

Mas me compre esse jegue!
Muito pelo contrário. Custos, são custos. O carro de transporte de caranguejo deve ter unica e exclusivamente essa função. Da mesma forma que o carro que transporta o leite, o pão e de todos os alimentos, in'naturas ou não. Ademais, todo produto que tem embalagem retornável funciona dessa forma. Esse aí está procurando chifre em cabeça de cavalo.

Márcia disse...

Parece que o aguadetroia não entendeu direito, o que o home está dizendo é que não dá para iniciar um trabalho com custos diferente dos concorrentes que atualmente utilizam o carro para transportar o caranguejo e o retorno para trasportar mercadorias. a partir do momento que transportar em caixas o caminhão não mais poderá trasportar outras mercadorias. Isto seria desigual para ele, porque seu frete estaria onerado enquanto que os demais não. aguadetroia, se não tiver entendido eu desenho pra você.