sexta-feira, julho 01, 2011

Profissionais de Saúde recebem capacitação sobre Tuberculose


Aconteceu no último dia 29, em Parnaíba, no auditório do Centro Estadual de Ensino Profissional Petrônio Portela (CEEP) uma capacitação sobre a Implantação do Tratamento Diretamente Observado (TDO) da Tuberculose na Atenção Básica/ Protocolo de Enfermagem. O curso foi direcionado para os profissionais de saúde, enfermeiros, que atuam na atenção básica no Território da Planície Litorânea.


O objetivo é minimizar a resistência aos fármacos anti-TB, reduzir o abandono e proporcionar a cura dos 100% dos casos em tratamento.Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), o Brasil tem uma média de 83 mil casos de Tuberculose; no Piauí a incidência de residência por ano de diagnóstico em 2010 foi de 24,85 e o número de casos novos no Estado no ano passado foi de 767.

A Tuberculose é considerada pelo MS a 3ª causa de morte por doenças infecciosas. É causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Os sintomas mais comuns é uma tosse seca contínua no início e depois com secreção por mais de quatro semanas. O tratamento é feito por um período mínimo de seis meses consecutivos e quando os pacientes seguem corretamente são curados.

Para Jesus Rocha, enfermeira da Regional de Saúde de Parnaíba, as capacitações são muito importantes para a qualificação dos profissionais. “É essencial que os profissionais de saúde estejam qualificados e envolvidos para garantir o sucesso das ações que envolvem a Tuberculose, pois é considerada hoje, uma das mais importantes doenças emergentes no mundo ; disse”.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: