domingo, junho 26, 2011

Temporada de férias começa com falta de estrutura nas praias do Piauí

Praia do Macapá em Luis Correia (PI)
Prestes a começar a temporada das férias de julho no litoral, o turista que optar pelas praias do Piauí terá uma série de dificuldades a enfrentar se quiser chegar e permanecer até o final das férias. Praticamente todas as praias do litoral do Piauí estão enfrentando problemas graves a uma semana da abertura da alta temporada.


Os problemas começam logo por Atalaia que é a praia mais visitada dos 66 quilômetros do litoral piauiense. O Governo do Estado concluiu a pouco mais de 60 dias uma obra de revitalização da orla marítima. A obra que já se arrastava por vários meses, em pouco tempo teve que ser refeita em parte.


Devido a sérios problemas de falta de planejamento, a avenida que havia sido completamente reconstruída foi quebrada novamente. Uma nova empresa teve que refazer a rede de esgoto porque os canos e conexões foram mal colocados na primeira vez e com isso a água usada nos banheiros invadiu a via.

A avenida ficava completamente alagava e o pior era o mau cheiro exalado do local o que prejudicava a venda nos bares e restaurantes. Apesar de um carro de uma empresa limpadora de fossa passar o dia na orla, a fedentina continuava forte e mesmo parte do problema já tendo sido resolvido, ainda há reclamações por parte dos comerciantes e visitantes.

Quando a reportagem esteve no litoral, há 26 dias, o asfalto já havia sido quebrado em vários pontos e o trecho na avenida litorânea continuava interditado. Além dos problemas já citados, o asfalto já afundava em outros pontos e uma grossa camada de lama crescia onde deveria passar carros e motos.

Na Praia de Pedra do Sal, que fica em Parnaíba, os problemas são outros. Para se chegar ao local o turista é obrigado a passar pelo centro da cidade onde as ruas são estreitas e o tráfego é ruim. A estrada que liga o Porto das Barcas a praia, numa extensão aproximada de 10 quilômetros, é também bem estreita e perigosa e já registrou dezenas de acidentes, alguns até com vítimas fatais.

A própria praia, apesar de ser uma das mais belas do Piauí tem problemas de infra-estrutura e não recebe investimentos por parte do Governo do Estado e da Prefeitura de Parnaíba. Outro problema grave são as constantes 'ressacas' do mar que só neste ano já atingiram a praia pelo menos três vezes.

Nessa época o mar alcança as barracas e costuma derrubar o que encontra pela frente, transformando a praia num cenário de abandono. A água chega tão forte que muitas vezes passa por cima da avenida principal da Pedra do Sal.

Outra praia com sérios problemas com a ressaca é Macapá. Uma das mais distantes de Luís Correia a praia tinha tudo para atrair milhares de pessoas principalmente por causa de sua vila de pescadores e alguns projetos ligados à vida marinha existente na região. Porém a ressaca está consumindo toda a estrada que liga o restante do município até a praia. Os investimentos são poucos e o que se vê, não só na região de Macapá, mas em todo o litoral do Estado, são empreendimentos abandonados e a maioria com placa de vendas.

Publicação: Jornal da Parnaíba | Fonte: Diário do Povo do Piauí

Nenhum comentário: