quarta-feira, abril 06, 2011

Escultor parnaibano entalha imagem de N.S. do Monserrathe para comemoração dos 300 anos de Parnaíba

Charles de Castro Silva, o Charles do Delta esculpindo a Imagem de Nossa Senhora de Monserrathe de Parnahiba
(Foto: Proparnaiba)
O artista parnaibano Charles de Castro Silva, mais conhecido como Charles do Delta, está esculpindo a imagem de Nossa Senhora de Monserrathe da Parnahiba, para entronizá-la na Capela da Rua Duque de Caxias, no Centro Histórico da Parnaíba, nas festividades comemorativas aos 300 Anos do município piauiense.

Nossa Senhora do Carmo em Piracuruca (Foto: Piripiri40graus)
Hoje, Charles do Delta é um dos artistas mais respeitados e requisitados do Piauí, tendo esculpido imagens como a de Nossa Senhora do Carmo, que abençoa os que passam pela BR-343, na entrada de Piracuruca, no Norte do Piauí.

Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade de Piracuruca. A imagem foi esculpida pelo artista parnaibano Charles do Delta. Na BR-343, no Norte do Piauí.

Charles especializou-se na lapidação de imagens sacras e já produziu mais de cinco mil trabalhos, que foram espalhados pelo Brasil e exterior. Em Teresina, Piauí, prestou seus serviços no Jardim da História. Em Maceió, Alagoas, trabalhou na construção do Santuário da Virgem dos Pobres. Em Imperatriz, Maranhão, esculpiu a santa padroeira da cidade, Santa Teresinha.

Nossa Senhora do Monserrathe em Piracuruca
(Foto Tacyane)
Nossa Senhora de Monserrathe foi a primeira padroeira da Parnaíba, quando, no dia 11 de Junho de 1711, o coronel baiano Pedro Barbosa Leal, sertanista da Casa da Torre da Bahia, pediu licença ao Bispado de São Luís, Maranhão, para a construção de uma ermida para a santa de sua devoção. Nascia então, a Vila de Nossa Senhora de Monserrathe da Parnahiba, no litoral da Capitania do Piauhy.

Por conta da revolta dos nativos, capitaneados pelo índio-guerreiro Mandu Ladino, que não queriam a ocupação de suas terras pelo branco invasor, a santa foi remetida para Piracuruca, onde se encontra até hoje.

Imagem de Nossa Senhora de Monserrathe da Parnahiba, protetora dos navegantes. Na Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Piracuruca, Piauí.

Por Diderot Mavignier | Edição: Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Jornal da Parnaíba disse...

Seria importante que o IPHAN ou a Prefeitura, ou até mesmo algum empresário de Parnaíba adquirisse aquele terreno ao lado da ermida de Nossa Senhora do Monserrathe, que atualmente serve de estacionamento, para que a imagem esculpida por este parnaibano fosse ali colocada.
Sabemos que a ermida é muito pequena e não cabe muita gente lá dentro e por isso mesmo é que se fosse construído uma praça no local onde hoje é o estacionamento, ao lado da igreja, poderia servir até para visitação de turistas.
Nas paredes laterais poderia ser colocada a história da ermida, da santa e até da Parnaíba.