domingo, março 27, 2011

Tenente ameaça prender sargento por recusar trabalhar sem colete balístico


Colete Balístico

Tenente ameaça sargento de prisão em Parnaíba por se recusar a assumir o comando da RP sem o uso de coletes Balísticos.

A confusão teria se dado quando o sargento (Comandante de RP) indagou o tenente sobre os coletes balísticos para sua equipe. A resposta foi que “se o Estado não dá condições, a gente trabalha com que a gente tem”.

Diante da negativa, o sargento se recusa a assumir o serviço de RP alegando a falta de equipamento de proteção individual. Logo porque, ha poucas semanas, um companheiro foi salvo por estar usando colete. (vale ressaltar que este oficial não sai sem colete, mas os outros podem) Daí, na frente do restante do efetivo o tenente ameaça o sargento de prisão por se recusar a trabalhar sem colete. (é de praxe desse oficial quando lhe falta argumentos ameaçar os subordinados de prisão)

Após alguns minutos apareceu outro oficial e trouxe os coletes para a guarnição. No entanto, os policiais que participaram de “arrastão” esta noite, todos saíram as ruas sem coletes balísticos, e segundo informações, não tinha arma para todos que estavam de serviço.

Comentário soldadopi: Esse foi um resumo do que ocorreu. Está em vigor desde dezembro de 2010 uma Portaria Interministerial SEDH/MJ que estabelece diretrizes de promoção e defesa dos direitos humanos dos profissionais da segurança pública; portaria essa que deve estar estampada no mural no corpo da guarda do 2º BPM. Em seu anexo, item 5) Proporcionar equipamentos de proteção individual e coletiva aos profissionais de segurança pública, em quantidade e qualidade adequadas, garantindo sua reposição permanente, considerados o desgaste e prazos de validade e também no item 33) Combater o assédio sexual e moral nas instituições, veiculando campanhas internas de educação e garantindo canais para o recebimento e apuração de denúncias.

Não gostaríamos de criticar as ações de outro companheiro, mas devido aos diversos reclames, não podemos ficar omissos. Este mesmo oficial foi o que se dirigiu a um grupo de praças se referindo aos mesmos de “mulambo” por que, segundo ele, os coturnos desses praças estariam sujos. Quando o mesmo é indagado demais ele já apela ameaçando de prisão: “tu quer levar uma cadeia …? tu tá ponderando…?” Gostaríamos que o referido oficial fosse corajoso era pra bandido.

Ah, tenente nessa mesma portaria diz no anexo item 3) Assegurar o exercício do direito de opinião e a liberdade de expressão dos profissionais de segurança pública, especialmente por meio da Internet, blogs, sites e fóruns de discussão, à luz da Constituição Federal de 1988.

Edição: Jornal da Parnaíba
Por Solado.pi/Blog LE

Nenhum comentário: