domingo, março 27, 2011

SEMAR conclui trabalho de contenção das dunas na Lagoa do Portinho

Dunas da Lagoa do Portinho em Parnaíba
A Secretária de Meio Ambiente concluiu o trabalho de contenção das Dunas que ficam localizadas no entorno da Lagoa do Portinho. O volume de recursos investidos é da ordem de R$ 1 milhão e as dunas não avançarão mais sobre a lagoa.

Não há mais riscos de que a Lagoa do Portinho sofra com aterramento por causa do avanço das dunas móveis. Isso porque a Secretaria Estadual de Meio Ambiente concluiu o trabalho de contenção das Dunas que ficam localizadas no entorno da lagoa. A ação contou com o desenvolvimento de uma metodologia pioneira e que foi aplicada em uma área que compreende a aproximadamente 21 dunas. O volume de recursos investidos no trabalho ambiental são da ordem de R$ 1 milhão.

Leia também:

A intenção era garantir as condições de existência do tradicional ponto turístico piauiense. Durante um seminário realizado na manhã de sexta feira (25) o projeto de contenções avaliou os resultados alcançados com as atividades implantadas com o projeto de Contenção das Dunas da Lagoa do Portinho, em Parnaíba. A proposta era colocar a comunidade a par de todo o trabalho que foi realizado no município e também ressaltar a importância da Educação Ambiental para evitar problemas desse caráter. O seminário reuniu representantes de vários órgãos envolvidos no projeto de recuperação das dunas da Lagoa do Portinho.




Conforme explica a coordenadora regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Piauí, em Parnaíba, Roseane de Araújo Galeno, o projeto foi bem executado principalmente porque alcançou o objetivo esperado. “A metodologia aplicada utilizou a remodelagem das Dunas e a aplicação de biomantas além do cultivo de espécies nativas para garantir que as Dunas não avancem”, pontuou.

O projeto de contenção das dunas da Lagoa do Portinho integra as ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur/NE), com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB) e do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar – PI). Além disso a ação deverá ganhar uma publicação para mostrar todo o trabalho que foi desenvolvido na região.
O trabalho de contenção das dunas é fundamental. Por isso que as atividades desenvolvidas na Lagoa do Portinho devem servir de exemplo para que a contenção das dunas possam ser expandidas para outros locais do litoral piauiense. “Essa área em que foi realizada a contenção ainda é muito pequena se comparada com todo o território coberto por dunas, mas as iniciativas de expansão já estão sendo providenciadas”, comentou a coordenadora. Originado pela demanda de licitação lançada em nível nacional. Desse modo, em meados de 2000, uma consultoria especializada foi contratada para atender as necessidades ambientais e os anseios turísticos depositados sobre o corpo hídrico.

Por THAYS TEIXEIRA
Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: