![]() |
Profissional recebe chamadas de emergência na base de estabilização do Samu de Parnaiba |
O Sistema de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Parnaíba atendeu 69 casos de urgência entre sexta-feira e segunda-feira de Carnaval. Desse total 19 casos precisaram ser atendidos pela ambulância de suporte avançado, na qual há a presença, também, de um médico treinado para as situações de emergência. Esta estatística parcial foi transmitida na manhã desta terça-feira ao vice-prefeito de Parnaíba Florentino Neto pela diretora do complexo Pronto Socorro e Samu, Milena Gurgel. “O nosso objetivo é acompanhar a execução das ações planejadas para o período do carnaval e prestar apoio direto às equipes que estão trabalhando nestas operações”, disse Florentino Neto durante visita de inspeção à base de estabilização do Samu.
Entre as ocorrências atendidas pela Unidade de Suporte Avançado estão casos de acidentes de trânsito como colisões envolvendo motos e carros, atropelamentos e capotamentos; além de ocorrências de infartos, crises hipertensivas e casos de agressões físicas com arma branca.
A diretora do Pronto Socorro e do Samu informou ainda ao vice-prefeito Florentino Neto que tantos os plantões do Pronto Socorro quanto do Samu estão sendo cumpridos regularmente pelos profissionais escalados. Em cada um destes plantões são escalados três dos 22 médicos, dois dos 14 enfermeiros e oito dos 26 técnicos em enfermagem. “Esta escala é permanente”, lembrou Milena Gurgel. Para eventos de grande porte como o carnaval são escaladas equipes extras para atender possíveis demandas por atendimento médico de urgência. “Montamos um esquema de trabalho que contempla equipes fixas de profissionais em todos os eventos da programação oficial do carnaval de Parnaíba”, disse.
Milena Gurgel também repassou ao vice-prefeito Florentino Neto informações sobre a estratégia de atendimento montada para a Praia da Pedra do Sal. “Estamos mantendo um regime de plantões diurnos na unidade de saúde da Pedra do Sal para garantir o pronto atendimento da comunidade e dos turistas no período do carnaval”, completou.
Por F.Carvalho/Secom
Edição: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário