quinta-feira, março 10, 2011

Rota das Emoções é sucesso internacional

Local da BTL 2011, o Parque das Nações constitui-se, hoje, numa das principais atrações turísticas de Lisboa, a capital portuguesa, contando com amplos espaços para a realização de eventos diversos. (Foto: Divulgação)
A Rota das Emoções foi muito bem recebida em Portugal e, agora, busca o mercado alemão durante a ITB, em Berlim, que vai até o domingo, dia 13.

Em sua primeira ação estratégica pelo mercado europeu, a Rota das Emoções (Jeri-Delta-Lençóis) superou todas as expectativas iniciais. Durante a Feira Internacional de Turismo (BTL), em Lisboa, realizada de 23 a 27 de fevereiro, foram realizados contatos com vários operadores internacionais e alguns deles já bateram o martelo para trazer turistas para o roteiro integrado. O evento também foi aberto ao público final e os turistas portugueses foram bastante receptivos aos muitos atrativos do destino conjunto de Ceará, Piauí e Maranhão.
A comitiva da Rota das Emoções levou amplo
material de divulgação para a Europa e,
também, artigos artesanais
“O mercado português ficou encantado. Eles enxergaram na Rota um produto brasileiro diferente daquilo que costumam ver, como o Rio de Janeiro, por exemplo. Recebemos vários elogios até mesmo da Embratur”, comentou a consultora articuladora da Rota da Emoções, Karin Goidanich.

De acordo com Karin, a Rota das Emoções participou da BTL no estande do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), concorrendo com os outros destinos brasileiros e, mesmo assim, foi muito demandada por operadores e pelo público final. “O que nos surpreendeu é que o mercado português é um mercado em crise e a procura pela Rota foi fantástica, o que mostra que o produto é realmente bom”, afirma Karin.

A comitiva da Rota que viajou a Portugal foi composta pelo gerente do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos; a consultora Karin Goidanich; e os empresários Carina Thomaz Câmara (Parnaíba-PI), Agar de Carvalho Mota (Barreirinhas-MA) e Fladner Maciel Cruz (Fortaleza-CE).

Na opinião da consultora, a participação dos empresários no grupo foi muito importante para esclarecer as dúvidas, especialmente sobre tarifário, dos clientes prospectados. “O grupo representou muito bem o empresariado local. Foi um grupo coeso, entrosado, com forte espírito de trabalho em equipe”, avalia Karin.

Para o empresário Fladner Cruz, os contatos feitos durante o evento vão render bons negócios para todos os empresários do roteiro integrado.

“Independente de quem participe do evento, todo o empresariado é beneficiado porque nós trabalhamos pelo destino, para que todos cresçam com ele. Foi impressionante a receptividade da Rota das Emoções em Portugal e estamos confiantes de que colheremos bons frutos desse trabalho”, diz.

“Na verdade, já estamos colhendo. Não houve, efetivamente, nenhuma venda, mas os portugueses demonstraram muito interesse em fechar negócio com a Rota”, opina o empreendedor. De acordo com ele, ainda no primeiro semestre de 2011 os operadores contatados deverão conhecer in loco o roteiro para que possam vender melhor o produto no mercado europeu.

Antes da BTL, o grupo participou da rodada de negócios do Road Show pré BTL Brasil Sensacional e realizou visitas aos operadores na cidade do Porto, uma das mais importantes do país. “As reuniões foram mais rápidas e diretas que as do trabalho que fizemos na Argentina no ano passado. Aos poucos vamos aperfeiçoando nossa estratégia”, afirma Karin.

Outro resultado importante da participação do evento em Portugal foi a criação de um canal de acesso ao mercado do Reino Unido. O escritório da Embratur no Reino Unido irá apresentar a Rota das Emoções aos operadores ingleses que vendem o Brasil na Inglaterra. “As pessoas ficaram realmente entusiasmadas com a Rota”, afirma Karin.

Alemanha
A Rota das Emoções segue sua ação pelo mercado internacional na Alemanha, durante a ITB, em Berlim, que é considerada a segunda maior feira de turismo do mundo. A feira começou ontem, dia 9, e vai até domingo, 13. A Alemanha é considerada um grande desafio para a Rota, principalmente por conta do idioma.

“Estamos levando material em inglês, mas não sabemos como será a receptividade dos alemães. O fato é que temos uma estratégia de ação bem estruturada e estamos trabalhando com muito profissionalismo. O cliente percebe isso, o que acaba influenciando positivamente para o produto. Estamos otimistas porque achávamos que o mercado europeu seria resistente, mas Portugal nos mostrou o contrário”, afirma Karin.

Oportunidades
A ação de promoção da Rota das Emoções no mercado europeu é uma iniciativa do Sebrae nos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará. O objetivo da missão técnica é não só promover o destino na Europa, mas também de gerar oportunidades de negócios para os empresários dos municípios que compõem a Rota e de tornar o roteiro integrado mais competitivo no mercado internacional.

Para conquistar a Europa, a equipe técnica da Rota das Emoções vem se preparando desde o ano passado. Todo o material promocional do roteiro integrado foi traduzido, focando o público direto e a cadeia de comercialização (inglês e espanhol) e o conteúdo do site está disponibilizado também nos idiomas inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

A partir da preparação é que começou a ser articulada a participação de empresários em eventos internacionais de interesse da Rota. A estratégia para conquista do mercado internacional inclui, ainda, a realização de ações de promoção junto às operadoras internacionais e agências de viagens interessadas, além de relacionamento contínuo com a imprensa internacional.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: