quarta-feira, março 09, 2011

Operação Carnaval do Pronto Socorro e Samu registra 705 ocorrências

Profissional em expediente de trabalho na central de atendimento do Samu de Parnaíba
O complexo de saúde formado pelo Pronto Socorro Municipal e o Samu fez 705 atendimentos desde as 7h manhã de sábado de carnaval às 7h da manhã de quarta-feira de cinzas, ocasião em que o balanço consolidado foi entregue ao vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, pela diretora Milena Gurgel. Ela informou ainda que a unidade de suporte avançado (UTI móvel) atendeu 41 ocorrências. Outros 95 atendimentos foram feitos pela ambulância de suporte básico, totalizando 136 casos. Desse total de ocorrências, 24 foram acidentes de trânsito sem registro de morte.


Milena Gurgel também repassou os dados dos atendimentos feitos exclusivamente pelo Pronto Socorro Municipal neste mesmo período. Ao todo foram 569 entre consultas, verificação de pressão arterial, glicemia, suturas e outros procedimentos.

O vice-prefeito Florentino Neto disse que os resultados positivos da operação carnaval respaldam a decisão tomada pela Secretaria Municipal de Saúde no sentido de integrar administrativamente o Pronto Socorro e o Samu. Ele disse que o novo modelo deu maio resolutividade às ações de urgência e emergência por otimizar recursos materiais e humanos, além de promover economia financeira.

A estratégia carnavalesca deste ano incluiu a instalação de plantões fixos com equipes prontas para procedimentos de urgência e emergência em todos os eventos da programação de carnaval oficial do município e também na unidade de saúde da Praia da Pedra do Sal. Além de acompanhar de perto a operação carnaval, secretária de saúde, médica Ilvanete Beltrão, também trabalhou nos plantões da central de regulação do Samu. A escala permanente iniciada em fevereiro contempla em cada plantão três dos 22 médicos, dois dos 14 enfermeiros e oito dos 26 técnicos em enfermagem.

Por F. Carvalho
Edição: Jornal da Parnaíba

Um comentário:

marivaldo lima do nascimento disse...

Joãozinho perguntou para a mãe:
-manhêeeeeee,o circo que chegou na cidade tem macaco?
-Não sei meu filho,por quê?
Joãozinho diz:
-Pois hoje de manhã eu vi um "negão" dirigindo uma Hillux.