domingo, fevereiro 27, 2011

Moradores da Barra do Longá e Coroa de São Remígio arriscam a vida em travessia

Moradores das localidades Barra do Longá e Coroa de São Remígio arriscam a vida diariamente na travessia do rio Longá, nem mesmo um colete salva-vidas é fornecido aos usuários daquele serviço.


Durante o período das cheias dos Rios Parnaíba e Longá o acesso à localidade Coroa de São Remígio, via Barra do Longá, torna-se extremamente complicado e difícil, pois a ausência de uma ponte ligando essas duas localidades obriga os moradores da região a arriscar a vida numa travessia muito perigosa feita em uma pequena balsa, a “aventura” dura alguns minutos, porém o bastante para deixar qualquer um muito assustado.

Várias pessoas utilizam-se diariamente dessa alternativa, a grande maioria destas são trabalhadores rurais, professores e estudantes. Em conversa com uma estudante que não quis ter seu nome divulgado, nos confidenciou que precisa se submeter a isso com muita regularidade e cada nova travessia é um novo débito com os santos, afinal a improvisada embarcação não oferece o mínimo de segurança nem dispões de coletes salva vidas.

Também tivemos a oportunidade de conversar com alguns motoqueiros usuários da balsa e eles nos informaram que pagam o referente a R$ 4,00 por travessia e que já presenciaram ali inúmeros acidentes quando motos e pessoas que caíram no rio e que algumas vezes chegaram a ver, numa mesma viagem, uma lotação de 10 pessoas.

Diante dessa iminente tragédia faz-se necessária a intervenção das autoridades públicas para fiscalizar aquela prática ou que no mínimo estabeleçam normas de segurança (exigindo o uso de coletes salva-vidas) aos fornecedores daquele arriscado serviço. Acreditamos que já está passando da hora da construção de uma ponte naquele local, afinal já vimos tantas pontes famosas que ligam nenhum lugar a lugar nenhum, e o local indicado certamente irá beneficiar um número expressivo de pessoas.

 
Portal Buritiense
Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: