quinta-feira, janeiro 27, 2011

Seminário destaca vantagens e oportunidades da ZPE de Parnaíba

O workshop ZPEs - Vantagens e Oportunidades foi realizado na noite desta quarta-feira (26), no auditório da Fiepi e contou com um público seleto de empresários piauienses. Representando o governador Wilson Martins, o vice-governador Antonio José Moraes Sousa Filho falou sobre a importância de se ter uma zona de processamento de exportação e declarou que o Governo do Estado apóia esse investimento e todos os prazos serão cumpridos. “Trata-se de uma obra de extrema importância pela oportunidade de trabalho e desenvolvimento para o Estado, principalmente, para região Norte do Piauí."

Para o diretor da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba, Mirócles Veras, esse é um momento especial para o Piauí, pois a obra será iniciada em julho deste ano. Já foram elaborados projetos estrutural, ambiental e alfandegamento. Ele citou ainda que, mesmo neste processo de implantação, já há algumas empresas interessadas como a Vegeflora.

O diretor técnico comercial da Companhia ZPE de Parnaíba, Dinart Porto, esse seminário é um primeiro passo para implantação da Zona de Processamento de Exportação e destacou os dois projetos essenciais nessa atual fase, como o projeto básico da ZPE de Parnaíba e o plano de negócios e atração de investimentos. Ele citou ainda aliados de peso nesse processo, como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O workshop contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de ZPEs (Abrazpe), Helson Cavalcante Braga, que falou da ZEP como instrumento de desenvolvimento regional, citando exemplos onde essas zonas surtiram efeitos comerciais positivos onde foram implantados, como é o caso da Bogotá, onde foram gerados mais de 18 mil empregos diretos.

Durante o seminário conduzido pelo secretário de Planejamento, Sérgio Miranda, foram discutidos a contextualização da ZPE Parnaíba com Mirócles Veras, a atuação da Aduana nas ZPEs, com o delegado da Receita Federal, João Batista Barros da Silva Filho; o papel do BNB no financiamento das empresas, com Luís Carlos Ewerton de Farias; e a atuação do Banco do Brasil no exterior, com o superintendente Carlos Antônio Decezaro.

Edição: Jornal da Parnaíba
CCOM

Nenhum comentário: