quinta-feira, janeiro 13, 2011

Metade das faculdades do Piauí é de baixa qualidade

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira os resultados da avaliação das instituições de ensino superior no triênio 2007-2008-2009.

As informações disponibilizadas pelo MEC apontam um desempenho insastifatório de metade das instituições piauienses, com os cursos avaliados atingindo nota inferior a 3.


Pela avaliação do MEC, no Piauí apenas 11 faculdades obtiveram nota 3, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2009, considerada razoável, 15 tiveram nota 2, considerados insastifatórios e uma que teve nota 1, o Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO, segundo o MEC, poderá ser descrendenciada.

Além dessas, 7 faculdades ficaram sem conceito. Isso ocorre quando a amostra de alunos participantes das avaliações que compõem o CPC é considerada insuficiente.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é o indicador mais completo, usado para rankiar as instituições de ensino. Leva em conta o Conceito Enade, o IDD, além de outros aspectos, como a nota dos ingressantes, o corpo docente do curso, e a percepção dos alunos quanto à infraestrutura e organização didático-pedagógica.

Dentro do processo de regulação, todos os cursos com nota inferior a 3 serão visitados por comissões de supervisão do MEC. A partir do diagnóstico, pode ser firmando um protocolo de compromissos com medidas para sanar as deficiências como redução das vagas e proibição de novos ingressos.

Confira em anexo tabela com avaliação das instituições piauienses no Índice Geral de Cursos (IGC) 2009. Anexos: Tabela do ICG no Piauí

Clique AQUI e envie esta matéria para um amigo.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Elias Sales/Acessepiauí

Nenhum comentário: