sábado, janeiro 22, 2011

Diocese de Parnaíba é pioneira na realização de curso de comunicação

Participarntes do Curso de Educação para Comunicação
A Diocese de Parnaíba é pioneira na realização de curso de comunicação. O curso de Educação para a Comunicação tem o seu encerramento neste sábado, 22, quando os participantes receberão um certificado, reconhecido pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI) e foi promovido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Parnaíba (PI).

Segundo Jeremias Oliveira e Ana Fontenele, participantes da oficina de jornal impresso. “Comunicação é vida!”. Iluminados pelas palavras de Dom Alfredo Schaffler, iniciou-se na manhã do dia 10 de janeiro, o curso Educação para a Comunicação: uma abordagem teórico-prática, oferecido pela Diocese de Parnaíba e terá seu término dia 22 de janeiro com a certificação dos cursistas. O curso conta com a participação de representantes das dioceses de Parnaíba, Picos, Campo Maior, Oeiras, Bom Jesus, Teresina e São Raimundo Nonato. Os professores foram criteriosamente escolhidos, sendo estes profissionais renomados da área de comunicação do nosso estado.

Leia também:
Após a abertura do curso, deu-se inicio a primeira aula sobre a História do Jornal: de Gutenberg ao iPad ministrada pelo professor Jessé Barbosa, onde pode-se notabilizar a evolução e a importância deste meio de comunicação que é o jornal ao longo dos séculos e no seio das mais variadas sociedades.

Ao longo de toda explanação, Jessé Barbosa fez uma abordagem sobre a comunicação ao longo da evolução histórica da humanidade e como os meios de comunicação influíram na condição sócio-cultural dos povos, onde se refletiu que a comunicação vai além dos meios, que o cerne dela é quem recebe a informação, ou seja, que o processo de comunicação começa pelo receptor, o mais importante é quem escuta, por tanto, os comunicadores devem sempre passar a informação com propriedade.

O professor e mestrando João Correia dirigiu a discussão sobre o tema "Novas fronteiras da educação para a comunicação no mundo tecnológico". Foi visto sobre as novas formas de comunicar através dos meios de comunicação; aos participantes do curso de comunicação foram apresentados vídeos produzidos por jovens estudantes mostrando que a união entre educação e comunicação é necessária para uma educação mais dinâmica.

O texto foi elaborado com informações de Jeremias Oliveira e Ana Fontenele, participantes da oficina de jornal impresso e da Diocese de Parnaíba.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: