![]() |
Festejos de Santa Luzia na Barra do Longá |
Tem início nesta sesta feira (03.12) os festejos de Santa Luzia no povoado Barra do Longá, no município de Buriti dos Lopes no norte do estado do Piauí.
A procissão de Santa Luzia dando início aos festejos da Padroeira da Barra do Longá cumprirá o tradicional percurso saindo de Buriti dos Lopes percorrendo um trecho de 09 km, pela estrada Buriti/Barra do Longá. A saída com a imagem da santa está marcada para as 16hs desta sexta-feira. Muitos fiéis acompanham a procissão de pés descalços.
Diariamente haverá missa e em seguida leilão. Na véspera do encerramento dos festejos, no domingo à noite, dia 12 de dezembro, em frente à Igreja de Santa Luzia será celebrada missa campal. Já no dia 13, dia do enerramento, haverá procissão em honra a Santa Luzia onde se espera contar com a presença de muitas pessoas oriundas de diversos municípios, inclusive do Maranhão, que queiram demonstrar a sua fé de diversas maneiras.
O festejo de Santa Luzia na Barra do Longá precisa ser revitalizado e isso só depende dos fiéis, pois já foi uma das maiores festa religiosas do Norte do Piauí, mas aos poucos vai perdendo a sua vitalidade. Os grandes leilões com fartura de jóias e doações a Santa milagrosa hoje não mais retrata os grandes dias dos festejos da padroeira da Barra do Longá. Não é que a Santa tenha perdido seus fiéis, na verdade, os católicos precisam ser mais comprometidos com sua igreja e com seus santos.
Edição: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário