quarta-feira, dezembro 22, 2010

Parnahyba é o maior vencedor da primeira década do terceiro milênio

Parnahyba Sport Clube
Primeiro time, primeiro penta e último tri-campeão piauiense
O Parnahyba Sport Club foi o maior vencedor do futebol piauiense da 1ª década do terceiro milênio com três títulos consecutivos e disputando quatro finais.

O futebol piauiense, de 2001 a 2010, revelou um quadro de números favoráveis aos times do interior do Estado.

Partindo das dez finais, nove times disputaram os dez títulos em jogo: três da capital (River, Flamengo e Piauí) e seis do interior (Parnahyba, Barras, Comercial, Oeiras, Picos e IV de Julho). Apenas a final de 2002 foi disputada por dois times da capital (River e Flamengo), enquanto que os times do interior disputaram as finais de 2006 (Parnahyba e Barras), 2008 (Barras e Picos) e 2010 (Barras e Comercial). As demais tiveram seus confrontos com um time da capital e outro do interior.

Por títulos, o Parnahyba e o River empatam, com três cada. Saliente-se, porém, que os do Parnahyba foram consecutivos. Por finais, Parnahyba, Barras e River empatam: estiveram em quatro, de modo que todos os times do interior fizeram quase todas as finais, com exceção de 2002, apenas, disputada por River e Flamengo.

Os maiores finalistas do interior somam oito vezes (Parnahyba e Barras). Já os da capital somam sete (River e Flamengo).

Vê-se, com isso, a preponderância do futebol do interior sobre o da capital, em dez anos mencionados. Viva o futebol do interior do Piauí!

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações de Renneé Cardoso Fontenele/Futebol Piauiense

Nenhum comentário: