segunda-feira, dezembro 06, 2010

Dunas invadem pista e dificulta acesso em estrada do litoral piauiense

Dunas tomam a pista da PI 112 próximo a praia do Coqueiro
A situação pode dificultar a chegada de turistas na região. Turistas que vem do Ceará para entrar no Piauí por Luis Correia, enfrentam grandes morros de areia que tomam conta de um trecho da PI 112.

No último fim de semana o acesso estava praticamente interrompido pelas dunas. Nas proximidades da estrada que dá acesso a Macapá, a duna avançou de forma muito rápida tornando quase impossível para alguns veículos e sem condição para muitos. Os ventos nesta temporada estão surpreendendo os moradores da região que informam embora sempre existissem problemas com o avanço das dunas, neste ano a situação parece estar pior.

“Lá na orla de atalaia, quando trator chega ao último bar removendo areia, já é hora de começar o percurso de novo porque o vento já tratou de trazer mais areia” declarou um morador. Na manhã desta segunda, 06, um trator da prefeitura de Luis correia estava removendo a duna do asfalto. Segundo o operador da máquina, o serviço precisa ser feito a cada 15 dias, devido aos ventos fortes que tem deslocado a areia.

Nossa equipe manteve contato com o secretário de infraestrutura de Luis correia, Rildon Medeiros que nos informou estar mantendo contato com o governo do estado para que sejam tomadas outras providências. Segundo o secretário, o município dispõe de apenas dois tratores que, além de fazer esse tipo de serviço, são deslocados para outras obras da cidade, principalmente da zona rural, onde está concentrada a maior parte da população luiscorreiense.

“Nossa vontade é um convênio com o governo do estado a fim de que possamos ter uma outra máquina para fazer esse serviço, afinal de contas é uma rodovia estadual se suma importância para o turismo do Piauí, além de ser a principal via de acesso de várias localidades rurais ao centro da cidade”, declarou.

Veja mais imagens e vídeo da situação em que se encontra a PI 112 e a dificuldade dos motoristas em passarem na rodovia.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Samuel Aguiar, Cesar Vieira e Pedro Aguiar/Proparnaíba

2 comentários:

Jéssica Oliveira disse...

O maior problema em relação as dunas do litoral piauiense é a falta de arborização. No Piaui, diferentemente de outros estados, não existe nenhuma fiscalização e nem leis que exijam dos proprietários de terras o replantio de árvores em locais desmatados.

Os proprietários de bares e restaurantes também não se preocupam com essa questão. Um bom exemplo é a praia de Atalaia, alí parece que estamos no deserto do Saara, tem até nuvem de areia.

Os donos de casas em toda orla só aparecem por lá na hora de tomar cerveja e convidar os amigos para um churrasco. Não prantam um pé de côco sequer. Não têm compromisso nenhum com o local.

A prefeitura tem que criar leis e fiscalizar. Quem tiver casa e bar na praia tem que cuidar, tem que arborizar, senão ali será um futuro lençóis piauiense.

Anônimo disse...

Ta bom de haver planejamento nas coisas. Assim todo mundo vai sair ganhando.

Eu tambem se podessemos fazer vidro de qualidade com parte dessa areia poderiamos assim gerar empregos com uma coisa que pode se tornar uma ameaca na area urbana de parnaiba.