|  | 
| Mirócles Veras Diretor do NEPE | 
Construção da ZPE de Parnaíba deve iniciar em seis meses e a conclusão das obras deve acontecer até julho de 2012. A criação da empresa de economia mista que vai administrar a ZPE também já foi aprovada pela Assembléia Legislativa.
A construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba deve começar até junho de 2011. A informação é do diretor do Núcleo de Estudos e Projetos Especiais (Nepe), Mirócles Veras. Segundo ele, os trâmites para que a ZPE de Parnaíba entre em operação estão transcorrendo em ritmo acelerado. “Nosso prazo indica que a gente inicie a construção em seis meses, mas até abril teremos finalizado o projeto”, disse.
De acordo com o cronograma inicial, a conclusão das obras deve acontecer até julho de 2012. A criação da empresa de economia mista que vai administrar a ZPE também já foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi) no último dia 20. A empresa funcionará no regime de economia mista, com participação de 90% do capital do poder público estadual e os outros 10% abertos para Federação das Indústrias do Piauí.
Em Parnaíba, a cadeia produtiva inclui a produção da pecuária de leite, aquicultura, carcinicultura, piscicultura, fruticultura, extrativismo da carnaúba e produção de gêneros fármacos e cosméticos. 
Mirócles informou ainda que a ZPE está na fase de confecção do projeto alfandegário para o Piauí, através de parceria com a Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe) e o Banco do Nordeste. A ZPE do município foi criada há 20 anos, mas nunca entrou em operação.
A Zona de Processamento ficará a apenas 4 km do núcleo urbano. A cidade está a uma distância de aproximadamente 500 km do porto do Pecém (CE) e a 400 km do porto de Itaqui (MA).
Além da ZPE na região Norte, está sendo trabalhada a aprovação de uma outra ZPE na região Sul, provavelmente no município de Pavussu. Esta Zona está prevista, inicialmente, para ter uma área de 11 mil hectares, que será abrangida pela ferrovia Transnordestina como forma de ligação para portos marítimos da região Nordeste.
Clique AQUI e envie esta notícia a um amigo.
Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações do Jornal MN
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário