terça-feira, novembro 23, 2010

Acaba oposição no Piauí. Todos querem ser governistas

Tirando a camisa da oposição
Com a vontade no corpo todo do PSDB - agora fora da PMT - querer se aproximar do PSB e também com o anúncio do PP, PTC e o PPS de Antônio Félix de que farão um bloco para apoiar o governador Wilson Martins, a oposição está ameaçada de desaparecer da política piauiense. Só falta o deputado Edson Ferreira, DEM, anunciar sua disposição em também aderir o novo mandato do governador, [mas já há informações que isso se dará em breve].

Ser oposição, mesmo dócil, é caminhar na dor e solidão, principalmente no início de qualquer mandato executivo. Tem que andar sob sol escaldante, principalmente num período de crescimento econômico, onde quem é governo e aliado do executivo federal - caso seja esperto - pode navegar em águas calmas e sem grandes tempestades.

Tal qual os petistas faziam no passado contra os governos FHC, Mão Santa e Hugo, a oposição não deu trégua aos governos Lula e Wellington. Partidos como o DEM, PSDB e PPS afirmavam que o PT não teria capacidade para compor alianças e garantir a governabilidade.

O PT no governo foi longe até demais. Trouxe para compor suas administrações, além de quase o PMDB inteiro, dissidentes do DEM e PSDB, o que tornou o barco pesado demais, a ponto de agora Wilson e Dilma terem que fazer agora um movimento contrário para aliviar o peso da carga. Caso contrário, não farão nada.

Por ironia do destino, Wilson Martins, que tanto situação como oposição, imaginam ser mais flexível para compor alianças, terá agora que fazer um movimento contrário, mais duro do que fez o PT na administração. Terá que ser mais ser seletivo e avaliar bem o poder de fogo de cada partido e lidernça a ser contrariada na hora dele bater o martelo.

O certo é que alguns partidos e lideranças vão ter que sobrar na hora de compor o novo governo. O governador então, logo no ato da novas nomeações apontará o rumo que pretende seguir. Por isto é que o ex-governador Wellington Dias está defendendo que o governador fique livre para compor a sua nova equipe.

Com informações do Acessepiauí

Nenhum comentário: