![]() |
Mestre da UFPI Fauston Negreiros e a psicóloga Leilanir Carvalho divulgam trabalho sobre a 'dependência do outro' |
A psicóloga Leilanir Carvalho e o prof. Mestre Fauston Negreiros apresentam ao público seus trabalhos no livro "Lápis, agulhas e amores: História das mulheres na contemporaneidade", trabalho organizado pelos professores Gerardo Vasconcelos (UFC), Samara Mendes (UESPI), Cassandra Franco (ICF) e Rogério Santana (UFC). Leilanir Carvalho trabalha na Secretaria de Justiça, Núcleo de Penas alternativas em Parnaíba-PI e APAE de Luis Correia. O Mestre Fauston Negreiros é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pesquisador do CNPQ.
No capítulo “AMO-TE LOUCAMENTE? A MULHER CODEPENDENTE, SUAS MEMÓRIAS E CARACTERIZAÇÃO PSICOLÓGICA”, Leilanir Carvalho e Fauston Negreiros abordam a temática da co-dependência, que se trata de uma condição ao qual o indivíduo sofre dentro dos aspectos emocional, psicológico e comportamental, agindo de forma em que suas ações são dirigidas ao outro. Ou seja, suas ações são voltadas para a resolução das necessidades e dos interesses do outro.
Neste sentido, parte-se do princípio que se estabelece uma relação a partir de duas pessoas e a sobrevivência deste indivíduo e sua saúde mental dependem da forma como esse relacionamento se estabelece. Porém, percebe-se que existem indivíduos que se relacionam de forma que foge dos padrões esperados pela sociedade tornando-se dependentes de tais pessoas como forma de condução para suas próprias vidas.
A sociedade atual, ainda apresenta padrões de como cada um dos gêneros irão se comportar, e estar fora dos ‘padrões’ é a forma de identificar a presença de características da co-dependência em um indivíduo.
A co-dependência é um estado de difícil diagnóstico, principalmente na mulher, porque é dada a mesma a tarefa de cuidar, o que faz da sociedade a principal fonte da manutenção desde comportamento.
Portanto, pretende-se através desta ampliar a visão dos profissionais e da sociedade em relação ao tema. Além de contribuir com a possibilidade da ampliação dos estudos sobre co-dependência, principalmente aquelas com o foco nas interferências psicológicas que surgem ao longo do processo de investigação científica.
O Livro
Os 22 textos que integram o livro são resultado de pesquisas e relatos de experiências que mostram como as mulheres brasileiras durante o último século freqüentaram as escolas buscaram conquistar direitos e, ainda, reinventaram seus sentimentos.
LÁPIS, AGULHAS E AMORES, publicado pela Editora da Universidade Federal do Ceará (UFC), chega ao mercado editorial piauiense a partir deste mês de outubro durante o lançamento que integra a programação do II Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural na Universidade Federal do Piauí (UFPI), já agendado lançamento em Fortaleza na UFC dia 24 de Novembro de 2010
O lançamento em Teresina aconteceu ontem (13), no Espaço de Convivência do Congresso que será montado no CCHL da UFPI.
Para maiores informações, entrar em contato pelos emails cassandra.franco@hotmail.com, samara.mendes@ig.com.br ou sama.mendes@hotmail.com; ou ainda pelo número (85) 8894-4887.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Portal AZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário