quarta-feira, outubro 06, 2010

Das 5 apenas 2 hidrelétricas no rio Parnaíba vão a leilão em dezembro

Das cinco usinas hidrelétricas previstas para o rio Parnaíba apenas duas vão a leilão em dezembro. São elas a usina de Castelhano na altura da cidade de Palmeirais com capacidade de gerar 64 MW, e Ribeiro Gonçalves no município de mesmo nome com potencial de 113 MW. O problema, entretanto, continua a ser a questão ambiental. Nenhuma das duas usinas tem LP (Licença Prévia) do Ibama, condição prévia para participar do leilão. Como anunciou, o governo deverá exercer pressão sobre o Ibama para obter a LP.

O Ministério de Minas e Energia colocará em leilão as duas usinas hidrelétricas piauienses no próximo dia 17 de dezembro. Os consórcios vencedores terão cinco anos para iniciar a produção de energia. As usinas de Uruçuí, Cachoeira e Estreito no Piauí ficarão de fora do leilão.

Antes, os consórcios farão o cadastramento junto à EPE (Empresa de Pesquisa Energética), estatal responsável pelo planejamento da expansão do parque de geração. O prazo para isso é dia 20 deste mês. A EPE disse que deverá anunciar os habilitados até o início de dezembro.

A avaliação de que parte das usinas anteriormente listadas não obteria o licenciamento obrigou o governo a excluir cinco das 10 unidades previstas. A capacidade instalada daquele grupo de hidrelétricas somava 3.762 MW --um bom acréscimo ao sistema em um único ano, segundo especialistas.

As obras fazem parte de um conjunto de 5 usinas (Teles Pires, Sinop, São Roque, Ribeiro Gonçalves e Castelhano) que serão implantadas em todo o país. As 5 hidrelétricas escolhidas pelo ministério somam potência total de 2.672 MW, ainda assim um número expressivo. O problema, entretanto, continua a ser a questão ambiental. Nenhuma das cinco usinas tem LP (Licença Prévia) do Ibama, condição prévia para participar do leilão. Extraído do Jornal da Parnaíba.

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações da Folha Online

Nenhum comentário: