Idosos assistiram na abertura da campanha uma palestra acerca da violência doméstica |
O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) que atua no Bairro Mendonça Clarck, em Parnaíba, realizou dias 26 e 27 de outubro uma campanha sócioeducativa com o tema “Pacto contra a violência doméstica: não cale, denuncie”. No decorrer do ano de atividades, os Cras realizam diferentes campanhas com base na realidade do bairro e comunidades onde estão instalados e atendem a centenas de moradores da região. O objetivo desta campanha é o de alertar a comunidade sobre os diversos tipos de violência doméstica e sobre os perfis dos agressores.
A palestra de abertura aconteceu na Fundação Raul Bacellar e abordou o tema violência contra idosos. Ricarlhia Cristina, assistente social do Abrigo São José proferiu a palestra de abertura com idosos falando sobre a classificação da violência que pode ser de cunho institucional, patrimonial, físico, psicológico e por negligência. A assistente afirma ainda que um dos maiores fatores que contribuem com a violência contra o idoso é o medo de denunciar, o que caracteriza a violência doméstica como um crime silencioso.
A reunião teve início com a apresentação da campanha por Arlene Aragão, coordenadora do Cras Mendonça Clarck, seguida pela leitura de uma crônica, por um participante que abordava a diferença entre ser velho e idoso. Dentre muitos detalhes interessantes da crônica está o de que a velhice não significa a perda da vitalidade do espírito, reforçando a necessidade de cada idoso de agir diretamente e contra qualquer tipo de violência.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Romualdo Neves/Ascom PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário