terça-feira, setembro 14, 2010

Sertanejos do semi-árido piauiense pagam R$ 7,50 por uma lata d'água

Pcarro-pipa não passa e povo compra água
para beber e cozinhar
Pelo menos 65% dos municípios do semi-árido já decretaram situação de emergência e a população da zona rural de São Raimundo Nonato, 517 quilômetros de Teresina, já está pagando pelo abastecimento d'água. Segundo informações de ouvinte da Rádio Serra da Capivara os carros-pipa que abastecem a zona rural estão há um mês sem abastecer a região. Para obter água potável cada família da zona rural de São Raimundo Nonato está pagando R$ 7,50 por uma lata de água. O deputado Edson Ferreira (DEM) disse que recebeu a informação durante entrevista a Rádio Serra da Capivara em São Raimundo Nonato no início da tarde de ontem.

O deputado Edson Ferreira explicou aos ouvintes o que estava acontecendo no município. "A informação que tenho para que as zonas mais necessitadas de água de nossa cidade esteja sofrendo com a seca e com a falta dos carros-pipas, é devido a ausência de um decreto de emergência e calamidade pública que deveria ter sido encaminhado para o ministério da Integração Nacional. Este decreto deveria ter sido assinado pelo prefeito de São Raimundo Nonato até o mês de junho, mas infelizmente ele não foi assinado e encaminhado a Brasília, solicitando a ajudar do governo Federal dentro do prazo. " informou o deputado Edson Ferreira.

O deputado disse ainda que o decreto não foi assinado porque uma comissão de defesa civil municipal não teria sido formada. O parlamentar ainda lamentou a ausência de políticas públicas voltadas para o combate a seca no Piauí.

"É lamentável que em pleno século XXI os municípios piauienses no período de seca tenham que sobreviver com carro-pipa. Essa situação é a demonstração de que políticas públicas como perfuração de poços tubulares, construção de adutoras, entre outras, resolveriam a problemática da seca em nosso Estado.", disse o democrata.

A cidade de São Raimundo Nonato fica localizada no semi-árido piauiense e é um dos municípios que mais tem sofrido com os efeitos da seca neste ano. De acordo com a defesa civil cerca de 80% da produção de pequenos agricultores já foi perdida nesta temporada, além disso, os animais estão morrendo e as cisternas e pequenas barragens estão secando

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Luciano coelho/Diário do Povo do Piauí

Nenhum comentário: