![]() |
Clientes olham vitrine mas reduzem as compras em maio |
O estado do Piauí foi o único da federação que registrou queda nas vendas no comércio na comparação com julho do ano passado, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE.
O Piauí teve uma queda de 0,5% nas vendas do mês de julho de 2010. Em todo o país a média foi de um crescimento de 10,9%. As outras 26 unidades da federação registraram aumento nas vendas.
Nilo Lopes de Macedo, coordenador dessa pesquisa emitida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), avalia que o crescimento no sétimo mês deste ano é mais retraído ante ocasiões anteriores. Caso exista manutenção dessa tendência, avalia, pode-se afirmar certo arrefecimento.
Diferentemente dos resultados mensais, em comparação ao mês similar do ano passado segundo a agência de notícias Reuters, o avanço conquistado chega a 10,9%. Octavio de Barros, diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, pondera o índice como comprovação da desaceleração do ritmo de desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) no atual semestre. Mesmo assim, com base na movimentação do setor e nos indicadores de emprego e renda, haverá crescimento ameno na comercialização exercida pelo varejo até o final de 2010.
Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações parciais de Luiz Felipe T. Erdei
Nenhum comentário:
Postar um comentário