terça-feira, setembro 07, 2010

PI: desfile de 7 de setembro é marcado por protestos e vaias

Estudantes da UESPI fazem reinvindicações
Candidato à reeleição, o governador Wilson Martins está presente no desfile que acontece na Frei Serafim. O governador particpa de solenidade e é vaiado no 07 de setembro em plena Frei Serafim.

O governador Wilson Martins está presente no desfile do 7 de setembro, que acontece na manhã desta terça-feira (07/09), na avenida Frei Serafim. Ao comparecer à cerimônia, Wilsão chegou a ser vaiado por algumas pessoas presentes no local. Ele está acompanhado do secretário de Governo, João Henrique Sousa, o comandante da Polícia Militar, Coronel Prado, além do prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, e outras autoridades políticas.

Diversas faixas e cartazes ao londo da Avenida Frei Serafim
Mesmo sendo candidato a reeleição, Wilsão cumpre agenda administrativa e se faz presente como chefe da força militar do Estado. De acordo com assessores do chefe do executivo, o socialista teria consultado a justiça eleitoral sobre a sua presença no desfile e recebeu autorização. Porém, Wilsão não pode pedir votos ou realizar qualquer manifestação de cunho político.

Antes do início do desfile, Wilson Martins falou à imprensa sobre o significado da independência do Brasil. Fez um paralelo com aquilo que considera ser bons índices sociais e econômicos que o país tem tido. Para Wilsão, isso também representa um processo de independência do povo, principalmente da população do Piauí. (Thiago Bastos e Marília Barradas - Direto da Frei Serafim-180graus)
O Grito dos Excluídos passou paralelo ao desfile na Frei Serafim
Entidades fazem desfile paralelo na Frei Serafim

Enquanto de um lado da Avenida Frei Serafim autoridades, escolas, polícias e diversas instituições participavam do desfile oficial do dia 7 de setembro, entidades da sociedade civil organizada, como a Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), Cáritas, CPT (Comissão Pastoral da Terra), Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas), dentre outros, faziam do outro lado da principal via da capital uma manifestação paralela.

De acordo com Daniel Solon, conselheiro universitário da UESPI (Universidade Estadual do Piauí), que participava da manifestação, o “Grito dos Excluídos”, que acontece tradicionalmente no dia 7 de Setembro, traz este ano como carro chefe das reivindicações a campanha pela limitação da propriedade da terra.

No local, havia uma urna colhendo votos para o plebiscito que pretende levar à presidência da República o pedido para que haja uma limitação na quantidade de terras que cada pessoa pode ser dona. “Para acabar com o latifúndio e para que se possa produzir mais alimentos a um preço menor”, explicou, acrescentando que cada entidade ali presente também luta por questões específicas.

“Nós, da UESPI, por exemplo, estamos protestando contra o descaso do governo estadual para com a instituição. Nós pedimos a autonomia financeira da UESPI para que se possa administrar melhor os recursos e poder investir mais. A situação é tão grave que recentemente 30 cursos não foram reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação. Estamos aqui para exigir mais verbas para a universidade e sua autonomia”, destacou o conselheiro universitário.( Fernanda Dino - acessepiauí).

Edição: Jornal da Parnaíba
Fotos Acessepiauí

Nenhum comentário: