![]() |
Penitenciária Mista de Parnaíba Dr. Fontes Ibiapina |
Vice-presidente do sindicato, Wellington Rodrigues, denuncia situação do sistema carcerário do Piauí. Uma série de problemas dentre elas, falta de alimentação, combustíveis, péssima condições de trabalho, estrutura física inadequada, assassinato de preso na penitenciária de Parnaíba, dentre outros.
A atual situação do sistema carcerário do Piauí gerou descontentamento de servidores do setor de Segurança no Estado, principalmente dos agentes penitenciários. O vice-presidente do sindicato da categoria (Sinpoljuspi), Wellington Rodrigues, denunciou os principais problemas que os trabalhadores e até mesmo detentos têm enfrentado nos últimos meses.
Wellington Rodrigues afirmou que falta alimentação nas unidades prisionais, além de combustível para os veículos que servem para transportar agentes e presidiários. “Além disso, os agentes precisam conviver com péssimas condições de trabalho e estrutura física inadequada. Tem preso que não está indo para audiências porque não tem carro para levar e nem combustível”, critica o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários.
Um exemplo do descaso da Secretaria de Justiça com o sistema prisional foi revelado hoje (25) pelos meios de comunicação. Uma detenta ateou fogo, na manhã desta quarta-feira, em uma das celas da penitenciária feminina de Teresina, no km 07. De acordo com Wellington, pelo fato de não haver extintores no local, os agentes tiveram que apagar as chamas a baldes de água. Antes da ação, a detenta teria sido isolada em uma cela do setor de triagem, por questões de disciplina. Ela é de Picos e tem problemas mentais.
Wellington Rodrigues citou ainda outros casos semelhantes ao anterior. Ele contou que, hoje, na Major César, um preso que havia passado mal por ser diabético, apenas foi levado ao hospital porque uma juíza que estava no presídio ofereceu dinheiro para colocar de combustível na viatura, tendo em vista que não haveria gasolina no carro que faz o transporte de presos. Ele citou também uma tentativa de fuga na Irmão Guido e na delegacia de Esperantina, bem como uma morte de preso em Parnaíba.
Leia também:
Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações de Thiago Bastos/180graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário